O rapaz de madeira e a era dourada. Ou melhor: Woodkid.

Pois é, como já toda a gente sabe eu ultimamente tenho grandes dificuldades em ouvir albuns inteiros. Primeiro porque a maior parte deles não me traz nada de novo, e depois porque me aborrece. E isso eu não deixo. Logo não ouço. E "shufflo" tudo.

Porem, tenho dado por mim a ouvir The Golden Age do inicio ao fim. E pior (ou melhor?), às vezes em repeat. E só por isso decidi falar sobre este album primeiro. Antes do album novo do Bowie ou dos Suede. Ou mesmo o dos Strokes. Porque me pareceu mais urgente.

Então, e o que dizer de The Golden Age, ou mesmo deste Woodkid que seja assim tão novo e tão diferente de tudo o que andamos a ouvir? A resposta mais honesta é: quase tudo.




 
Mas, primeiro vamos fazer uma coisa que eu normalmente não faço, situar este amigo e responder aquela pergunta, "quem és tu, Woodkid?". Woodkid, ou melhor, Yoann Lemoine é francês, e é mais conhecido pelos maravilhosos videos que realizou para outros artistas, como a Katy Perry, a Rihanna, a Lana Del Rey ou mesmo os Mystery Jets. O que vem a ser também importante para se ouvir este album. Esta parte cinematografica influencia em muito a parte musical de The Golden Age. Digo eu.



Sensorialmente este album lembra me uma viagem de conquistas, uma ida a um mundo maravilhoso, e muito dark. Porém feliz. Talvez pelo tom de voz de Yoann Lemoine (enigmatico e sorridente?), talvez pela magnifica orquestração e pela utilização de instrumentos tão dispares como acordeons ou carrilhões, mas provavelmente, para mim, até mais pelo poder da percussão, e pelo epico dos coros.




Estranhamente não consigo decidir qual será a minha musica preferida, ou mesmo indicar as melhores ou como de costume sugerir uma ou duas, de forma a que quem lê se possa familiarizar com o som. Primeiro porque os videos dos singles são brilhantes, e depois porque penso que será sempre pouco ouvir só o que já tem imagem. Até porque considero The Golden Age um album lógico, e que se deveria ouvir na integra. (Ainda que eu confesse que andei muitos dias a ouvir o maravilhoso I Love You.)

"...Tomorrow is another day, And When the night fades away, You'll be a man boy! But for now it' time to run, it's time to run!..." em Run Boy Run


Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.