EL VY, o outro lado de Matt Berninger?

"Return To The Moon" dos EL VY - o projecto de Matt Berninger e Brent Knopf - é provavelmente o último disco sobre o qual falarei este ano.

Já vem tarde, eu sei, mas como já perceberam pelas mais recentes publicações, os meus ouvidos não facilitaram e andaram em greve.
De tudo o que andei a ouvir, o disco dos EL VY é o que tem rodado com mais frequência nas últimas semanas.

"Return To The Moon", o single, colou assim que apareceu, fresco e leve, com o tom barítono de Berninger a surpreender pela positiva, num registo mais pop, mais funk, bem diferente do que já nos habituou nos The National.


"Return To The Moon", o álbum, é leve, descontraído, descomprometido. E por vezes até divertido, irónico e muito possivelmente autobiográfico - basta prestar atenção a algumas das letras...

O retrato da decadência de uma estrela de rock em "I'm The Man To Be" faz dele um dos grandes temas do disco, mas foi "No Time To Crank The Sun", tão mais perto do universo dos The National, que se tornou numa das minhas preferidas.


"Sleepin' Light", com o seu jogo de vozes, foi mais uma agradável surpresa, mas é "Sad Case" e "Happiness, Missouri" que parecem dar mais liberdade ao espírito sempre conturbado de Matt Berninger.


A fechar, "Careless" é delicada e dona de uma melodia que assenta que nem uma luva na voz quente e envolvente de Matt Berninger, e que poderia muito bem ter saído de um disco dos The National.


É talvez esse o maior desafio do disco dos EL VY (e do projecto em si). Afastar-se - e a nós também - do universo The National - mais ainda do que do universo Menomena e Ramona Falls. A voz de Berninger é tão marcante que se torna difícil dissociá-la da sua banda principal - é a sua marca e é reconhecível em qualquer lado.

E, eu assumo, tal como terá acontecido com muita gente, que foi preciso ouvir e escutar este "Return To The Moon" muitas vezes até conseguir apreciá-lo como ele merece.


«If I wasn't so gone completely
This would feel like pain»

(EL VY em "No Time To Crank The Sun")

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.