Colado a ouro, como só The Rural Alberta Advantage conseguem fazer.


Hoje é dia de falar em "Mended With Gold", o terceiro álbum dos The Rural Alberta Advantadge. 
E porquê? 
Porque ao terceiro álbum, a banda decidiu abandonar o seu estilo mais folk e ficar mais rock. 
E a verdade é que ficaram ainda melhores. Tão simples como isto.



Não que eu não seja fã dos sons mais "folky", já o disse que alguns até me entram. 
Mas só me entram se vierem devidamente acompanhados com garra e com as palavras acertadas, porque, a realidade é que eu não sou muito dada a coisas mornas e sem sal, como o que normalmente acontece nestas coisas do "novo folk" que se anda para aí a fazer. 
(Já falei sobre isto noutros sítios já sei...)



A verdade é que a voz de Wills Edenwolf nos faz lembrar a de um lenhador, com a sua crueza (e, porque não rudeza?) tão característica. Sem que, em qualquer momento deixe de ser a indicação perfeita para as estórias que nos contou nos dois primeiros álbuns. E não deixa agora de ser um dos pontos chave da banda neste "Mended With Gold". Como se ele próprio fosse o tal ouro que ajuda a reparar os danos. 



As músicas, cheias de guitarras acústicas e de ritmo (que ajudam a criar momentos de emoção e de pausa), a bateria sempre tão assertiva, e a própria voz de fundo de Amy Cole, fazem me crer que os The Rural Alberta Advantadge cheguem agora cheios de influências dos Arcade Fire nos tempos de The Suburbs, com aquele tom que parece que tem em si tanta força contida e que tem que explodir. 



"Mended With Gold" traz-nos músicas cheias de raiva, cheias de coragem e sem medos, tocadas por músicos com a mesma garra que já traziam nos dois álbuns anteriores e com mais certezas do que querem agora fazer. Ou pelo menos, digo eu, que o tentam fazer de uma nova forma mais asertiva e sem grandes contemplações.

Parece me a mim que este é o álbum certo para se ouvir quando temos medo de alguma coisa. (E medo temos sempre, seja do que for, digo eu.)
Aquele album que, de repente, nos pode ajudar a transformar em "super-heróis" sem medo de nada. Ou que nos ajuda a perceber que, afinal de contas, a verdadeira essencia é essa, a de ter medo e de ter que o perder. Mesmo das nossas próprias "criptonites", aqueles calcanhares de Aquiles que toda a gente tem, e que nos fazem sempre tremer. Aqui isso desaparece. E sem querer parafrasear o Bowie, podemos todos ser herois.




Não há como não falar de "This City", com a sua maravilhosa bateria e com todas as palavras de fuga e de esperança, "On The Rocks", com um som mais garage e a voz de Amy Cole a ser crucial para o drama e a intensidade das letras de Edenwolf, "Vulcan, AB" e "Not Love Or Death", que é, para mim, a mais dramática e mais espectacular do álbum inteiro, aquela alavanca que faz com que se queira ouvir tudo outra vez. "A" musica que a mim mais me inspira. 
"Not Love Or Death" é aquele momento de plena inquietude, de explosão de sentimentos, de pensamento inquieto demais e de instrospecção ao mesmo tempo. Nem eu sei bem. É como uma descarga de tudo o que vamos acumulando ca dentro. E sim, também é preciso falar em "...On The Run", a música onde se reconhecem erros, e os tais medos e onde uma pessoa dá por si a pensar que somos todos "só" humanos e isso não é assim tão mau. 



"Mended With Gold" traz-nos músicas muito emocionais (mais do que emocionantes) mas cheias de força e garra, aquelas de que eu acho que são feitos os The Rural Alberta Advantadge. 

De todos os álbuns da banda este é aquele que se me encaixa melhor: a banda abandona o lado mais campestre e contemplativo e torna-se mais enraivecida. Como se começasse agora uma luta com os seus próprios demónios. Como se fosse crucial agora aqui lamber as feridas e seguir em frente. Sem se preocupar com laços e pondo se a si acima de tudo.
Como se agora já não houvesse tempo para parar e pensar e fosse tempo de agir.
Como se todos os assuntos se tivessem que resolver agora e não mais tarde. 
E, essa urgencia,  a mim agrada me muito.  

"... But I'm gonna wake you up, gonna break you out, Gonna steal your heart, gonna save you now, Gonna try, gonna fight, gonna forget now, And I'm gonna tell you lies, gonna let you down, Gonna break your heart, gonna grow um now, Gonna try, gonna fight, gonna fuck up now,.." Em "Vulcan, AB


Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.