Viagem às Músicas do Mundo: "Mundo Nôbu", Dino d'Santiago

Dino D'Santiago é daqueles artistas que já faz parte do meu universo musical há algum tempo, tal como Selma Uamusse e Sara Tavares. Sempre achei graça à sua voz e fui acompanhando as suas incursões em vários projectos. Mas, à semelhança do que disse sobre outros artistas, é neste registo mais próximo das suas raízes que, na minha opinião, faz mais sentido.

"Mundo Nôbu" foi um daqueles casos de amor à primeira escuta. Tenho ouvido o disco vezes sem conta, descobrindo coisas novas a cada audição.
É um disco incrível.
Está repleto de canções intensas, umas dançáveis, outras nem por isso. Mas todas elas estão cheias de emoção, de multi-culturalidade, de Cabo Verde, de Angola, de Lisboa.
É esse o ponto de partida para este e outros discos do género. A globalização, a Lisboa mestiça, onde inúmeras nacionalidades se cruzam e se fundem.

Em "Mundo Nôbu" as raízes de Cabo Verde encontram um novo espaço na música mais electrónica. O funaná, a morna, a coladera reiventam-se num disco cheio de cor e energia. E a voz de Dino é o melhor de tudo. Melodiosa, sentida, sensual, alegre e melancólica q.b..


Há saudade, nostalgia e esperança em "Mundo Nôbu", a canção cheia de emoção que abre o disco. "Nova Lisboa" é a que se segue e sobre ela não é preciso dizer muito. Não há melhor exemplo da tal multi-culturalidade - já perdi a conta ao airplay mas ainda é canção para me animar o dia...


Em "Raboita Sta. Catarina", "Sô Bô" e "Nôs Crença", apetece-nos dançar mesmo que, como eu, não saibamos os passos do funaná, da morna ou da coladera. É o momento de sentir com o corpo e deixarmo-nos simplesmente levar...
Por outro lado, em "Africa Di Nôs" é com o coração, ou melhor, com a alma que se sente a beleza da canção.


"Nôs Funaná" é pura sensualidade, tal como "Como Seria" que, para mim, também tem o seu quê de romântica.


"Bô Eh Sabi" soa-me nostálgica e "Fidju Poilon" parece dar uma nova roupagem ao tradicional som de Cabo Verde, tornando-se na canção perfeita para fechar o disco em ambiente de festa.


"Mundo Nôbu" é, claramente, um dos meus discos do ano, numa altura em que os meus ouvidos pedem coisas genuínas e autênticas. Dino d'Santiago está seguramente no caminho certo no tempo certo e eu só espero que chegue mais música boa muito em breve.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.