GRAMMYs, o dia seguinte

E no rescaldo dos GRAMMYs, podemos dizer isto: a noite de ontem foi dos homens. Apesar de não ter havido um domínio de um só artista ou banda como no ano passado (6 GRAMMYs para Adele), o certo é que as meninas ficaram de fora dos grandes prémios. 

Os vencedores da noite foram Dan Auerbach & The Black Keys com 4 prémios (1 a título individual), e com 3 galardões cada, Gotye, Jay-Z & Kanye West e DJ Skrillex. Os Fun. levaram 2 prémios para casa e os Mumford & Sons, e o seu som folk rock tão em voga nos EUA por estes dias - tanto, que grande parte dos espetadores não fazia ideia que se trata de uma banda britânica - ganharam aquele que é considerado o mais importante, o de melhor álbum do ano.


Como já publicámos há uns tempos, as nossas escolhas teriam sido outras, mas ficámos muito contentes com a vitória dos Black Keys! E em boa verdade, tendo em conta o mediatismo de Gotye e dos Fun. talvez não seja assim tão estranho que se tenham "imposto" na cerimónia - isto apesar de só terem uma canção conhecida do público... 

A lista de premiados é grande, está no site oficial dos GRAMMYs, e nós destacamos estes:

Álbum do Ano: Babel, Mumford & Sons

Gravação do Ano: Somebody That I Used To Know, Gotye feat. Kimbra

Artista Revelação do Ano: Fun.

Canção do Ano: Tonight (We Are Young), Fun. feat. Janelle Monae

Produtor do Ano: Dan Auerbach (The Black Keys)

Álbum Alternativo do Ano: Making Mirror, Gotye

Canção Rock do Ano: Lonely Boy, The Black Keys

Álbum Rock do Ano: El Camino, The Black Keys

Performance Rock do Ano: Lonely Boy, The Black Keys

Álbum Urbano do Ano (a categoria tem o nome estranho de "urban contemporary album"): Channel Orange, Frank Ocean

E quanto às actuações? É certo e sabido que GRAMMYs é sinónimo de colaborações únicas, e este ano não foi excepção. Foram vários os artistas a subir ao palco, muitos duetos e afins, mas algumas performances marcaram o público mais do que outras.

A dos Lumineers, que lá foram encantando a plateia, com o seu "Hey Ho":





The Black Keys, que tocaram o excelente "Lonely Boy", um dos temas vencedores da noite:





Justin Timberlake, que 5 anos depois regressou em força, interpretando o seu mais recente single "Suit & Tie", e que contou com a ajuda de Jay-Z:




Mas a noite ficou marcada pela surpreendente actuação de Bruno Mars, na companhia de Sting, Rihanna e os irmãos Marley:





E parece que assim fica provado o que a Chavininha me disse há uns tempos e que não me convenceu na altura: que a "Locked Out Of Heaven" do Bruno Mars é o "SOS To The World" do Sting... :)


Adenda a este post, por Chavininha:

Afinal, o que durante estes meses todos me pareceu o "S.O.S To The World" é, na realidade, o "Walking On The Moon"... Se formos a ver, até podia ser uma qualquer música dos Police. 

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.