Óscares 2013

Hoje a noite é de cinema, mas como uma boa história é (quase) sempre acompanhada de uma boa dose de música, falamos sobre os nomeados na categoria.

Nem sempre nos debruçamos sobre bandas sonoras originais, mas este ano, apesar de ainda não ter visto todos os filmes nomeados, surgiu a oportunidade de descobrir as canções por detrás dos mesmos. E, apesar de haver muitos outros possíveis, os nomeados são bons. E a escolha não é fácil.

John Williams, nomeado por "Lincoln" é sempre um candidato à vitória (já ganhou 5 vezes na carreira), Thomas Newman (por "Skyfall") e Alexandre Desplat (por "Argo") já são repetentes nestas coisas mas ainda não conseguiram convencer a Academia. Dario Marianelli, responsável por "Anna Karenina" e Mychael Danna por "Life Of Pi" são os outros nomes da lista, sendo este último apontado como o mais provável vencedor.

Ora bem, John Williams é sempre bom, sobretudo quando associado a Steven Spielberg, mas seria injusto não premiar qualquer um dos outros. Danna compôs de facto uma banda sonora memorável (ainda não vi o filme mas a música já me fez passear pela história) mas eu cá sou fã de Alexandre Desplat e a música de "Argo" cativou-me. Apesar de não ser o seu melhor trabalho de 2012 ("Zero Dark Thirty" está tão bom), os temas de "Argo" ajudam e muito a gerar intensidade e a prender-nos à história. E é isso que se pretende, não é?

E quanto à melhor canção original? Os nomeados são estes:

Before My Time (de "Chasing Ice")




Everybody Needs A Best Friend (de "Ted)




Pi's Lullaby (de "Life Of Pi")




Skyfall (de "Skyfall")







Suddenly (de "Les Misérables")




O vencedor? Não tenho favoritos, não há nenhuma que goste particularmente. Aprecio a voz de Norah Jones, bem como o trabalho de Hugh Jackman, mas é quase certo que será "Skyfall" a levar a estatueta dourada para casa.


Music must bring something more, something that you can't express only by images and words. It must let us feel the rhythm that the characters have inside themselves. (Mahamat-Saleh Haroun)

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.