As músicas do Pedro em 10 minutos

Hoje iniciamos oficialmente a nova rubrica, com a participação do nosso primeiro convidado muito especial, o Pedro Valente, da Azáfama Produções Artísticas (responsável, entre outras coisas, pelo agenciamento dos Trêsporcento, Vitorino Voador, F l u m e, Capitão Capitão, O Martim...).

Enviámos-lhe o nosso fabuloso questionário, e como bom cumpridor, saiu-lhe isto:

1. Música velhinha e com pedalada?

«Stevie, claro. "Superstition". Ou então António Variações.»

2. Músicas do tempo do liceu?

«Algo na linha do rock urbano-depressivo... Stone Temple Pilots, por exemplo. Ou então algum hip-hop: Dr. Dre, Snoop...» 

3. "In new music we trust"

«"Fragment Two" dos These New Puritans. Assombroso. Estou também ansioso para ouvir o novo disco do Kanye West. Pessoal "novo" que me anda a entusiasmar também: Gary Clark Jr., Unknown Mortal Orchestra, John Talabot, Ciclo Preparatório.»

4. "ai que eu tenho vergonha de dizer que gosto disto..."

«Musica pirosa dos anos 80. Um exemplo, entre muitos possíveis: «How Will I Know» da Whitney Houston.»

5. "o menino dança?"

«A dois, só sei dançar slows. Pelo que teria que ser algo como «Dance Away» dos Roxy Music.»

6. E a música para fechar a pista?

«"Technologic" dos Daft Punk. A música com que fecho os meus (pseudo) DJ sets.»

7. Uma frase / um trecho de uma canção que poderia ser retirado de um poema:

«"Baby, I don't care where you bury my body when I'm dead and gone,
You may bury my body down by the highway side
So my old evil spirit can get a Greyhound bus and ride"» 

«Me and the Devil», Robert Johnson

8. o top 5 de músicas / bandas / DJs da tua vida?

«Muito complicado... Se tiver que dizer uns nomes que me marcaram (e ainda mexem comigo) no período pós-2000, diria LCD Soundsystem, Kurt Vile, TV On The Radio... Mas depois há os clássicos: Bruce Springsteen, Leonard Cohen, Joy Division... Adoro (quase) tudo o que o Morrissey fez/faz (com ou sem The Smiths). Ah, e os Guns n' Roses (pré '93), que me tornaram homenzinho para a música. Mas teria que fazer um top-20 para que não me esquecesse de ninguém relevante.»

9. o top 5 de concertos / live acts?

«Leonard Cohen no Pavilhão Atlântico (ou Meo Arena), Rage Against the Machine no Alive, Bruce Springsteen no Rock in Rio, Prince no SBSR... E Azáfama no Bairro, claro (mesmo)! Isto são só alguns concertos que me marcaram nos últimos anos (se começar a pensar nos meus primeiros concertos, a lista nunca mais acaba)... Mas há muitos mais.»

10. o top 5 de temas para o Verão 2013?

«Até dou 11 músicas. Não há nada melhor do que ouvir «Rumours» dos Fleetwood Mac numa tarde de verão (independentemente do ano). À noite, os DJs que decidam!»

Obrigada ao Pedro pela disponibilidade e paciência, e tenho que vos dizer que ao ler as suas respostas, consegui rever-me em muitas delas. Efeitos de uma geração, talvez? ;)

E agora que já sabem que as perguntas não são nada complicadas, contamos com as vossas participações. Enviem-nos as vossas respostas para phonographme@gmail.com.


Até breve!

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.