Winter Wonderland Q&A, por Nico Guedes

Sim, é verdade, resolvemos chatear outra vez alguns dos nossos amigos de forma a passarmos melhor o Inverno. E sim, o Nico (que nós só não vamos apresentar com mais palavras porque ninguém o faz melhor do que ele...) foi o primeiro a chegar, portanto e como tal, vamos lhe já passar a palavra.

(Ah! E sintam-se, daqui para a frente, bem-vindos ao Winter Wonderland Q&A do Phonograph Me!)


1- Como perguntavam os Duran Duran (e pronto, nós confessamos, as Spice Girls também...), "...who do you think you are..."?

Nico Guedes (NG) - "Ahahahah! Como aqueles tipos arrogantes que colocam a pior pergunta do mundo “Você sabe quem eu sou?”, em tom inquisitório, e estupidamente egocêntricos ao quererem ser destacados dos demais :) 
Eu sou o Nico e quando for grande quero ser Músico, Realizador e Construtor de Baterias. Não quero trabalhar numa coisa qualquer, não quero ser escravo de interesses alheios, e quero traçar os meus destinos. Sim, um destino só seria muito chato e desinteressante. Quero tocar bateria em todos os palcos possíveis e imaginários, quero olhar o mundo pelos olhos de uma objectiva, e quero por as mãos na massa, para criar mundos, sons e imagens cada vez diferentes, e de toda a vez “minhas”."



2- Como nos dizem os Muse, "...Our hopes and expectations, Black holes and revelations..." no fundo, no fundo (e sem clichés por favor...) o que é para ti isto da musica? 

NG- "A música é muita coisa num só objecto. É por isso mesmo, quase tão complexo como um ser vivo. É uma linguagem tão universal quanto concreta, são sentimentos e sensações sinestésicas, é pura matemática, é exercício, treino e esforço, é prazer, cansaço, alegria e tristeza, é exactamente aquilo que tu precisavas de ouvir naquele momento, ou uma pura desilusão. A música é no fundo um reflexo imediato de quem a fez, produziu, interpretou, gravou, e é também um registo efémero, quase “fotográfico” de espaços concretos, com pessoas, objectos e instrumentos lá metidos."   


3- O Roberto Carlos diz "...Quero que você me aqueça neste Inverno, e que tudo mais vá pró Inferno...", e, como de facto tem estado frio, nos queremos saber, aqueces a ouvir o quê (ou quem) neste Inverno?  

NG - "Este Inverno, apesar de estar sempre munido com um shuffle poderoso, tenho a incrível sensação de ter ouvido só uma música, 2 meses a fio: “Up On The Moon”, o single de estreia da mais recente banda portuguesa, os “Sketch”. Isto tem uma razão de ser (como tudo na vida). Eu realizei o vídeo para esta estreia nacional, e estive a editá-lo desde o início de Dezembro (2013) até hoje mesmo (acabei de o acabar, e estou à espera que exporte o Master final!!). Isto tudo depois de ter ouvido a música vezes sem conta em Outubro e Novembro para trabalhar o conceito e toda a pré-produção :) Portanto, sim, neste caso foi mesmo verdade, eu ouvi o “Up On The Moon” dos Sketch todo este Inverno! E sim, manteve-me quente, com muito gosto :)" 


4- O Daniel Merriweather diz "...And everyone knows you but they ain't seen this side of you..." confessa lá, qual é o teu lado mais escondido..., ou seja, o que andas a ouvir que preferias que ninguém soubesse? 

NG - "Sinceramente, não me consigo lembrar de ouvir nada de que não me orgulhe de partilhar.. Acontece-me muito o contrário! Ouvir uma coisa e querer imenso partilhá-la de tão boa que é! Olha, tenho ouvido recentemente a Mallu Magalhães e estive a partilhá-la com o Trio Pagú como “boa cena” ou “inspiração” nas gravações do próximo disco :)"  





5– Os Arctic Monkeys cantam-nos que "...I'm going back to 505, If it's a 7 hour flight or a 45 minute drive,..." e tu? O que é que voltas sempre a ouvir, especialmente no Inverno? 

NG - "No Inverno somos todos forçados a ouvir as "musiquinhas" de Natal em tudo que é espaço público. It Sucks :) 
Agora, confesso que gosto do “All I Want For Christmas Is You” cantado pela Mariah Carey (talvez esta devesse estar na resposta anterior…) 
Ani Difranco é uma paragem comum de Inverno para mim, e nesta época festiva em particular voltei a ouvir Amiee Mann (perdi o concerto dela em Lisboa porque tinha concerto no Norte…) e Fiona Apple com o “The Idler Wheel Is Wiser Than the Driver of the Screw and Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do, frequently abridged as The Idler Wheel”" 





6- A Whitney Houston dizia "...I wanna dance With somebody..." e tu? Danças? Com quem? (ou com o quê?) 

NG - "As poucas pessoas que me conseguem por a dançar são a Suzie (my wife) e o Esperança (my best friend), com a ajuda de alguns desinibidores, sendo que os principais desinibidores são eles os dois :) 
Mas olha, na verdade consigo dançar quase qualquer coisa que tenha groove, desde funk a rockalhadas, ou ao grunge dos anos 90. Tem é que ter a batida maquinal, um groove bem trabalhado, coerente e naturalmente embebido na música. Há uns tempos estava na Fábrica Braço de Prata (Lisboa) a comemorar o fim de umas filmagens e comecei a ouvir um beat grovalhado, com um cheiro a “antigo”… levantei-me sem ninguém reparar até que descobri uma banda algarvia, numa das salas a tocar funkulhada das antigas (60's e 70´s) com James Brown, Sly Stone, Stevie Wonder, Betty Davis, The Meters, Nile Rodgers e outros “amiguinhos assim” no repertório! E fiquei “colado” no concerto, a dançar sozinho, ao som de pessoal com 20 e poucos, a tocar música com 50 e muitos :)"  


7 - O Bowie canta: “...Don't you wonder sometimes, 'Bout Sound and Vision..."nós por cá somos "concerteiras" assumidas, e tu, o quê ou quem é que não vais querer perder, sob qualquer circunstancia, num palco qualquer neste 2014? 

NG -  "Esta é a pior parte de ser músico… Só consigo ir a concertos quando não tenho um na mesma data, e como costumo tocar com alguma regularidade, acabei por perder imensos concertos já… Acabo por não sonhar muito com isso já :) 
Mas sabes que mais, de todos os concertos que adorava não perder este ano era o da Beyoncé! O último disco dela está a criar muitas expectativas, e gostava de ver a menina num palco perto de mim (...o palco, e não a menina...) (...vá, fosse a menina também não teria mal algum...). 
Wayne Shorter tb gostava de apanhar na Casa da Música (8 Junho)… 
Mas bom, feliz ou infelizmente, tenho que estar mais disponível para fazer concertos do que para os ver."


8 - Os Trêsporcento dizem "...dá-me um pico que te canto uma canção, cascatas de água em qualquer ocasião..." e nós o que queremos mesmo saber é: o que cantas nos banhos quentes de Inverno, quando achas que mais ninguém te está a ouvir? 

NG - "Ahahahahaha!!! Nem sei bem o que canto! Normalmente “riff’s” que acabo por gravar no telefone para mais tarde trabalhar. Escusado será dizer que, sendo eu baterista, apenas 2% dos "Riff’s" acabam por ser trabalhados por bandas minhas :) 
Não canto letras. Raramente sei letras, mesmo das minhas próprias bandas! Sei muitas melodias e na realidade é o instrumental que “canto” :)" 


9 -Para os TV on The Radio (tá bem... foi o Bowie primeiro, já sabemos...) "...we can Be heroes, just for one day...". E os teus "heróis", quem são?  

NG - "Uuuuuui… heróis… Led Zeppelin, sem dúvida.. São ícones de um género de música que adoro, e respeito-os tanto como conjunto, como personalidades individuais… 
Adoraria chegar aos 70 anos com a pinta do Robert Plant, com a vontade e criatividade que ele ainda tem. Sim, esse é um dos meus heróis, quer no universo musical dele, como no “lifestyle” que aparenta ter. 
Outro herói, mas agora concretamente falando da parte musical, é o Buddy Rich. Um baterista esplendoroso, desde os seus 4 anos até morrer (70 anos) foi o exponente máximo dos bateristas, criando a linguagem mais abrangente e mais transversal a todos os estilos e feitios de música que usem as “traps and Wraps” (baterias).


10 - Mark Ronson diz "...But in the rain we all look wet and in the snow we all look cold..." e a ti? O que é que, no fundo, te faz ser igual a toda a gente? 

NG - "hum… essa pergunta tem rasteira… não me consigo considerar bem igual a ninguém para dizer a verdade. Não é pretenciosismo artístico ou narcisista, acho que é mesmo uma questão de inadaptação. 
Talvez uma das coisas que me possa transformar em algo mais parecido com o país onde vivo seja o Fado, e Carlos Paredes. Em espectros separados, claro." 





11- Os Arcade Fire disseram nos "...We used to wait...". E tu? Do que estás mesmo a espera para o resto de 2014? 

NG - "Eu e a Mobydick Records (a minha editora) estamos a trabalhar para apresentar umas novidades em 2014 :) 
Estamos a preparar um concerto de Budda Power Blues com uma personalidade nacional que todos admiramos imenso!! E já estivemos mais longe disso.. E estamos a preparar o novo single do Balão de Ferro (gostava mesmo que esta banda atingisse o lugar que merece no panorama nacional.. parece que passa indiferente a toda a gente mas nu fundo acredito que tem uma qualidade incrível) e novos discos do Monstro Mau e Trio Pagú (que tanto podem sair em 2014, como em 2015)." 


12 – Para terminar, pedimos ajuda aos LCD Soundsystem, "...Its time to get away, its time to get away from you...",portanto, antes de ir embora o que é que gostavas que ficassemos mesmo a saber que ainda não tenhas dito? 

NG - "Queria mesmo que o nosso pequeno país deixasse a “Casa dos Degredos” para trás, não ligasse tanto à “Bola”, e se preparasse para expandir a cabeça com Teatro, Bailado, Música, Artes Plásticas, Cinema Literatura e todas as artes das quais me estou a esquecer.. 
Nós precisamos mesmo, MAS MESMO, de evoluir, de pensar a sociedade, de pensar a nova economia, e a única maneira de isso acontecer saudavelmente é através da educação, da cultura, das nossas raízes mas também das raízes dos outros que neste momento estejam a fazer melhor. 
É um desabafo um tanto ou quanto patético, mas é sincero e sentido… e redundante :)"



Nós por cá gostámos muito desta "conversa" com o Nico, e mais uma vez, aconselhamos toda a gente a visitar as páginas e a conhecer os projectos todos dele. Porque é para nós um orgulho ter o Nico no nosso grupo de amigos.


Nico Guedes, mais uma vez, e do fundinho do coração, WE PHONOGRAPH YOU!!!!!!!

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.