Beach House e o seu Depression Cherry.


Os Beach House são nossos velhos conhecidos, facto. Confesso que tive um belíssimo primeiro encontro com eles no Porto Primavera Sounds de 2011 (aquele glorioso primeiro ano de festival) e que isso me marcou. Por isso, é provável que nos voltemos a encontrar ainda este ano nos concertos que vão dar, quer em Lisboa quer no Porto.



O seu som suave e despretensioso, que pode passar a ideia de nem ser muito profundo tem em nós o mesmo efeito que umas férias: relaxamos e somos felizes sempre que eles começam a tocar.

É isto que acontece em também Depression Cherry, o quinto álbum da banda, ainda que, agora, aqui, com uma toada não tão leve, ou não tão feliz nos temas, mas igualmente agradável e suave no seu som, uma evolução lógica se pensarmos que não somos assim tão relaxados e felizes todos os dias.


Victoria Legrand e Alex Scally, os Beach House, dão-nos música que explora todos os nossos sentidos, mas que, especialmente, nos ajuda a explorar os nossos prazeres, sendo a maior novidade deste álbum o contacto que agora nos propõe com a nossa tristeza, a nossa intensidade ou a nossa profundidade, o que nos leva a um estado de transe auditivo (a nós que os ouvimos), sem que eles (os que cantam), algum dia nos pareçam forçados a isso.



Destaco deste trabalho "Levitation" (muito marcada pela Voz quase mágica de Victoria Legrand), "Space Song", "Wildflower" e "Days of Candy", mas posso dizer que todo o álbum é marcado por uma simplicidade sonora, canções que são estruturadas à volta de uma melodia mais do que à volta dos instrumentos, onde o importante é esta mesma melodia e não tudo o resto.



A música dos Beach House pode ser (sempre) descrita como suave, bonita, relaxante, poética e porque não, dramática, tudo isto sem nunca ser monótona. E se é isto que eles nos habituaram nos álbuns anteriores não é agora, com este álbum novo, que isso vai mudar. É só por isso que sim, vamos continuar a ouvi-los, mesmo com a chuva lá fora, aquela que nos começa a fazer perceber que o verão esse, parece que já acabou. Pelo menos lá fora.


"...Bluebird, where you gonna go now? Things change, Before they are over..." em Bluebird. 

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.