Em revista (I): os melhores concertos de 2013

Com o aproximar do final do ano, chega também a altura de fazermos um balanço do que de melhor se (ou)viu por aqui.

Foi um ano muito interessante para a música, com regressos muito aguardados tanto em disco como em palco. Nem sempre conseguimos estar presente em todos, mas este ano eu e a Chavininha partilhámos grandes concertos. E grandes momentos.

E é mesmo por aí que vamos começar.


Como nunca nos fartamos de dizer, o que nos move neste espaço - e na vida - é o que sentimos.

Estes foram o que mais mexeram comigo:

1. Prince, no Coliseu de Lisboa - definitivamente, o acontecimento do ano. E de uma vida.





2. Arctic Monkeys, no SBSR - um concerto dos AM é sempre um momento inesquecível (e a par deste, ficará para sempre na memória o de Madrid).





3. The Killers, no SBSR - são uma das minhas bandas de eleição, e ao vivo, são sempre fantásticos.





4. Trêsporcento, no Teatro Aberto - há sempre emoção à flor da pele, e este não foi excepção. pela entrega, a simpatia, pela cumplicidade genuína entre público e banda.





5. Muse, no Estádio do Dragão - o concerto em nome próprio era há muito esperado. E não desiludiu.





(há uns quantos que não posso deixar de fora... por isso, menções honrosas para os Sigur Ros (porque foi a primeira vez que os vi ao vivo), os Linda Martini, que para mim, se consagraram como um dos valores maiores do panorama nacional. E claro, os Foals - talvez o mais feliz de todos os concertos, os The National - que fazem magia em palco, e os Editors - que eu adoro).


E estas são as escolhas da Chavininha:


"1. Arctic Monkeys, no SBSR - por razões de psicanálise e de ordem pessoal que já expliquei noutros sitios. Foi um momento de cariz muito emocional e nunca me vou conseguir esquecer o momento em que toda a gente que estava comigo, ou seja, a Concertina e os nossos 5 rapazes esperaram que eu soltasse a lágrima algures lá pelo "505". Consegui que não acontecesse. Mas foi difícil. hahahahahahahaha





2. Arctic Monkeys, em Madrid - E porquê este tabém? Porque foi mágico, porque fizemos a festa, porque foi diferente, porque foi quase como jogar em casa com uma equipa que ganhou, porque são os AM e porque sim. 





3. Jamie Lidell, no Optimus Alive - porque estava  há anos em ânsias para ver o gajo. Ahahahahahahahha Não, vá, a sério, porque o Jamie Lidell dá concertos inesquecíveis, porque é "o" músico no verdadeiro sentido da coisa, porque a tenda ficou quase só para nós, e porque dançámos os nossos demónios todos, como tem que ser. 





4. Foals, no Coliseu de Lisboa - porque estava à espera deles há 5 anos, e eu não gosto de esperar, porque a companhia foi especialmente boa ("ladies night" com os Foals? Não é para todos!!!!!), e porque, apesar de não ter havido tudo o que eu queria ouvir os Foals são os Foals e eu adoro. Era "o" concerto mais esperado de 2013.





5. Budda Power Blues, no meu aniversário (23 de Março portanto.)- porque eu sou uma Chavininha cheia de sorte que tem direito a rock do bom, dedicatorias em blues e a bigodes quando faz anos. E uma coisa dessas uma pessoa não se esquece. Ah, pois, e porque eles são excepcionalmente bons. Mas isso não foi neste concerto em particular, é sempre.





Se havia mais? Havia, mas eu não sou de menções honrosas de maior e estes foram os que, assim de repente me marcaram mais e que sei que daqui a 5 ou 10 anos me vou continuar a lembrar. Vá, pronto, talvez me lembre também dos Blur no Primavera Sounds, mas nunca se sabe."

Escolher o nosso top 5 não foi tarefa fácil. Como a Chavininha me disse em conversa «o (meu) top 5 é emocional. E intransmissível. Podem até não ter sido os melhores concertos do mundo, mas são os que ficam na (minha) memória». E eu subscrevo.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.