"Oh Oh Oh", diz que estamos em modo Natal

Pois é, chega-se a esta altura do ano e entra-se em modo Natal. Aqui no estaminé também. E como o Natal é uma altura em que gostamos de estar com os amigos, resolvemos pedir-lhes que nos ajudassem com o top 5 das que cada um ouve no Natal.

Como não poderia deixar de ser, começamos por nós. (claro que aqui, é a dicotomia do costume: eu não gosto do Natal, a Concertina gosta. Portanto, CLARO que as nossas escolhas foram diferentes, o que não quer dizer que não haja sempre harmonia "cá em casa").


Top 5 da Chavininha


«Começo já por dizer que não sou fã do Natal, e que esta alegria assoberbada que se vive em Dezembro deveria era durar o ano todo. Portanto as minhas escolhas musicais de Natal são muito duvidosas. Temos pena.


1 - "Fairytale of New York", dos Pogues, pois claro. Para mim, a música mais espectacular para ouvir no Natal, de preferência ao frio e de copo na mão a fumar na rua. Com os copos em qualquer sítio também funciona muito bem. ah! e no carro. Diz que também é muito bom ouvir isto no carro.






"I could have been someone // Well so could anyone // You took my dreams from me // When I first found you
I kept them with me babe // I put them with my own // Can´t make it out alone // I´ve built my dreams around you"


2 - "Don't Call Me Christmas", da Emmy the Great com o Tim Wheeler. Porque ao ouvir isto me lembro sempre dos filmes do Tarantino. E diz também que esta não sai do iPod, e toca mesmo que seja Agosto.




3 - "A Snowflake Fell, and It Felt Like a Kiss", dos Glasvegas. Porque é deprimente como se quer (apesar dos sininhos que me irritam um bocado...), e para alem disso, toda a gente já sabe que eu gosto de não perceber nadinha do que eles dizem. (Óptimo para ouvir com frio e com os copos, portanto.)




4 - "Fuck Christmas, I've Got the Blues", do The Legendary Tigerman. Se ainda não tinham percebido, é isto mesmo. (E para eu dizer que gosto de alguma coisa do Tigerman é porque isto me toca profundamente.)





5 - "Last Christmas", dos Wham. Vá, que eu também tenho algum coração e canto que me mato ao som disto. É o chamado "momento de Natal a sério." E o video é absolutamente delicioso. ahahahahahahahahahah


>


De resto, olha, Boas Festas, Bom ano Novo, e valha me Deus que esta quase a chegar o Carnaval, e esse sim, eu gosto. Muito.»


Top 5 da Concertina


«Pois bem, eu assumo, eu gosto do Natal. Ou melhor, da época natalícia. Apesar de já não sentir o mesmo entusiasmo de outros tempos, em que toda a família se reunia à volta da árvore - e da mesa - ainda acredito no espírito da coisa (no entanto, concordo com a chavininha, isto devia era durar o ano todo). E para além disso, uns dias depois, festeja-se o meu aniversário. E isso ainda é motivo para me deixar contente :)

Mas vamos lá ao que interessa, o meu top 5 de canções de natal. Confesso que foi preciso pensar um bocadinho, que os clássicos são muitos, e as versões também. Mas há uns quantos que se tornam indispensáveis cá em casa por estes dias.


1. "Happy Xmas (the war is over)", John Lennon - ainda hoje sinto arrepios a ouvir isto. para mim, o sentimento natalício está lá por inteiro, em todas as notas, os acordes, as palavras. não há nada mais genuíno que isto.





2. "Have Yourself A Merry Little Christmas", Ella Fitzgerald - o único clássico da lista. a canção é mítica, a voz também e o arranjo jazz dá-lhe um toque especial e quente, perfeito para estes dias de inverno.





3. "Do They Know It's Christmas", Band Aid 1984 - cresci a ouvir isto. com isto e com o "We Are The World". num tempo em que estas coisas faziam a diferença junto dos mais desfavorecidos. e não pareciam apenas grandes jogadas de marketing.





4. "I Feel It In My Bones", The Killers - estes não podiam faltar. todos os anos, criam uma canção de natal para a (RED). Escolhi esta, mas podia ter optado pela "Don't Shoot Me Santa" - que é a preferida da chavininha. mas esta melodia tem mais a ver comigo. e eu canto o refrão a plenos pulmões.





5. "All I Want For Christmas Is You", Mariah Carey - que o natal não seria a mesma coisa sem o seu lado mais "parolo". eu não resisto a isto, admito. mas só por estes dias, que no resto do ano, parece estúpido. aliás, o disco de natal da Mariah anda lá pelos caixotes na arrecadação. que não se pode ter isso exposto pela casa, mas também não se pode deitar fora. que é uma relíquia dos anos 90.





E é isto! De resto, boas festas. E que 2014 seja um ano melhor para todos.»

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.