Grammy's 2014 - os nomeados

Goste-se ou não, concorde-se ou não, os Grammy Awards ainda vão mexendo com a indústria. Sobretudo a americana, o que significa que muitos dos artistas e muitas das categorias nos passam ao lado. De qualquer forma, ser vencedor de um Grammy fica sempre bem no currículo e nós não podíamos deixar de falar dos nomeados.

Claro que não vamos mencioná-los a todos - são mais de 30 categorias!!! - por isso, quem quiser, pode consultar a lista completa aqui.

Mas há prémios que nos interessam mais do que outros. E num ano em que o hip-hop parece destacar-se dos restantes estilos musicais (já dizia Mark Ronson que isto ia acontecer, algures pelo ano passado...) - diz que Jay-Z conta com 9 nomeações, à frente de nomes como Justin Timberlake ou Pharell Williams, a coisa parece certa. Quanto mais não seja porque nesta coisa do hip hop made in usa, a fórmula parece ser sempre a mesma. Perdoem-me os fãs, mas junta-se um rapper e umas quantas vozes melódicas e pronto, está feito o single do ano.

Claro que, depois, aos ouvidos de Miss Concertina e de Miss Chavininha, soa tudo igual. E tirando Kanye West e eventualmente Jay-Z - que eu até consigo distinguir e - a espaços - gostar, tudo o resto é aborrecido. Dei por mim a não achar graça ao Kendrick Lamar, Macklemore & Ryan Lewis e a mais não sei quê que ouvi.



Portanto, tendo em conta a oferta, pondo de lado alguns nomes, e se fossemos nós a mandar (e eis que concordamos em tudo!), seria mais ou menos assim:


Álbum do Ano: "Random Access Memories" — Daft Punk

Gravação do Ano: "Get Lucky" — Daft Punk & Pharrell Williams ou "Locked Out Of Heaven" — Bruno Mars ou ainda "Blurred Lines" — Robin Thicke Featuring T.I. & Pharrell Williams

Canção do Ano: "Locked Out Of Heaven" — Philip Lawrence, Ari Levine & Bruno Mars (Bruno Mars) (Eu avisei que era bom... não foi?)

Artista Revelação: James Blake (e mais nada.)

Melhor Performance Rock: "Always Alright" — Alabama Shakes ou "The Stars (Are Out Tonight)" — David Bowie ou ainda "I'm Shakin'" — Jack White.

Melhor Canção Rock: "Ain't Messin 'Round" — Gary Clark Jr. (Gary Clark Jr.) ou "Panic Station" — Matthew Bellamy (Muse).

Melhor Álbum Rock: "The Next Day" — David Bowie ou "Mechanical Bull" — Kings Of Leon.

Melhor Álbum Alternativo: Trouble Will Find Me — The National.

De resto, pouco ou nada a acrescentar a não ser o lado pop: Justin Timberlake ou Bruno Mars. E para produtor do ano (non classical), Pharrell Williams (claro!). Veremos o que dita o lado americano. A cerimónia acontece no próximo dia 26 de Janeiro, em Los Angeles.

nota final: e diz que há actuação ao vivo dos Daft Punk. E isto não são boas notícias, são excelentes! :)

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.