A pop angelical dos Ciclo Preparatório

Já devíamos ter dado o devido destaque aos Ciclo Preparatório neste espaço. Mas preferimos esperar pelo showcase que deram na Fnac do Chiado para ouvir os seus temas ao vivo. Coisas destas às 18.30 são sempre complicadas para quem trabalha mas foi possível. Mais tarde, é certo, mas ainda a tempo de apanhar estes jovens numa sessão bastante animada (com direito a encore), um som poderoso da bateria e efusivas reacções da plateia.

E quem são os Ciclo Preparatório? Diz a página oficial que são um «grupo coral pop especial rural-chique delicodoce». Mas nós conhecemo-los como os que rodam na rádio com "Lena Del Rey" e com "A Volta ao Mundo com a Lena D'Água", duas canções que revelam no mínimo alguma simpatia pela artista.


                           



O álbum saiu há dias, e nele constam canções pop e minimalistas mas simpáticas e frescas. Sem grande esforço, recordo-me de pensar que estas canções poderiam muito bem ser as futuras canções populares portuguesas.

Sente-se em todas elas uma busca pelo sonho, pela felicidade, que para mim funciona como o motor do disco e da banda. Mas não é tudo. Apesar de (muito) jovens são também seres nostálgicos.

Basta escutarmos com atenção a "Casa da Lamarosa", onde "na esperança de aprender o que queremos, o que sabemos, nesta busca de viver, já nos esquecemos do que perdemos". Ou "A Carpideira", em que nos cantam que "ter incerteza no coração é dar à vida emoção". Uma chamada de atenção ao que nos rodeia. Ao que fomos e ao que seremos.





E depois há os refrães, de tal forma viciantes que dou por mim a cantarolar os versos d'"A Volta Ao Mundo Com A Lena D'Água" - eu vou dar a volta ao mundo para roubar mais um segundo, quero beijos seus (...). ou até mesmo d'"Os Deuses" - "o céu só dá para alcançar a quem souber dormir e sonhar".

E se acham que são só um bando de meninos bonitos que até sabem cantar - não é mentira quando se fala em coros angelicais - desenganem-se. Os rapazes dão-se bem com as guitarras e a bateria, e, ao vivo, não desiludem e mostram porque é que são um novo talento.

Os Ciclo Preparatório são donos de uma harmonia celestial e de uma sonoridade deliciosa. E há algo de encantador nestes "miúdos" que transparece quando os ouvimos e que nos toca, mesmo que nunca tenhamos ouvido falar neles.


"Tira-me os pregos de baixo dos pés // Vamos caminhar por outras marés"

(Ciclo Preparatório em "A Volta ao Mundo com a Lena D'Água")

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.