As canções de desamor de Frank Turner

Já tinha ouvido falar de Frank Turner, mas só há dias é que escutei algo do seu trabalho. Neste caso, "Tape Deck Heart", o seu quinto registo de originais. E posso já dizer que me soa bem. Apesar de ser um bocadinho mais punk e menos indie em relação ao que tenho ouvido ultimamente.

É rock, claramente, com muitas guitarras e muito ritmo (cortesia da bateria), mas é também muito pessoal e intimista. É um disco de ruptura, sobre o que significa entregar-se  a algo ou alguém e depois perceber que afinal não era para a vida. De ultrapassar a relação e agarrar-se às coisas que são importantes. No caso de Turner, a música.



Entendo-o por isso como um disco de desamor, mas Frank Turner não o faz em registo deprimente. Antes pelo contrário. "Recovery", primeiro single e tema de abertura, é como um tónico, uma afirmação, o primeiro passo para a recuperação. "Losing Days", e sobretudo "Tell Tale Signs" abordam algo mais pessoal, marcas e cicatrizes que vamos ganhando ao longo do tempo e que vão sendo parte de nós.

Por outro lado, "Four Simple Words" é quase como um grito de revolta. "I Want To Dance" é a forma que Frank Turner tem de nos fazer acordar. Como se assim pudéssemos largar todas as preocupações e todos os problemas que nos assombram. E por breves instantes, conseguimos.





Pelo meio, há "Good & Gone" que é pura melodia. Juntamente com "Broken Piano", são exemplos quase perfeitos da honestidade de Frank Turner. E de como é tão fácil relacionarmo-nos com as suas canções. Quem nunca terá pensado o mesmo quando Frank entoa "f*** you hollywood for teaching us that love was free and easy"? Eu já, e acredito que é provavelmente a melhor frase de todo o álbum! :)





"Tape Deck Heart" é como um livro, recheado de passos para nos reorganizarmos, nos reerguermos. Todos os capítulos - ou quase - apelam a uma relação falhada. Cicatrizes, marcas, o apoio dos amigos e da família, a recuperação, os momentos difíceis, as duras recordações. E a expulsão através da música.

darling, sweet lover won't you help me to recover
one day this will all be over

(Frank Turner, em "Recovery")

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.