O comboio em velocidade cruzeiro dos Stereophonics

Gosto dos Stereophonics. Provavelmente desde que os vi ao vivo num festival no Estádio Nacional nos anos 90. Não conhecia grande coisa na altura, mas a voz de Kelly Jones cativou-me. Não é das minhas bandas favoritas mas há canções que adoro - e que ainda ouço, como "Maybe Tomorrow" e "Mr. Writer". "A Decade in the Sun", a compilação de há uns anos, ainda vai rodando no carro, com a voz rouca de Jones a soar tão bem em viagens sem destino. 

E por isso lá me ia mantendo a par da carreira da banda, que sempre considerei um bocadinho underated (talvez devido ao mediatismo de uns Oasis ou de uns Blur). Mas não sabia do álbum novo. Aliás, só o descobri por causa do anunciado regresso a Portugal por ocasiões do Optimus Alive.




O tema título "Graffiti In The Train" foi o primeiro que ouvi e simpatizei de imediato. Torna-se arrepiante o suficiente quando escutamos a letra, e é emocionante q.b. quando nos concentramos apenas em sentir a música.




Ao contrário de "We Share The Same Sun", por exemplo, que representa melhor o som que para mim caracteriza os Stereophonics. Rock compostinho, com riffs simpáticos e uma voz envolvente.

"Catacomb", por seu lado, mostra uma faceta mais agressiva, e não é difícil imaginá-los em concerto a puxar pelas guitarras e pelo baixo. Já em "Violins And Tambourines", a coisa acalma. Pelo menos até ao crescendo instrumental.

"Been Caught Cheating" pisca o olho ao blues, o que até lhe dá alguma graça e "In A Moment" é para mim um dos pontos altos deste álbum, por não soar tanto a estes rapazes que tão bem conhecemos (o outro ponto alto é a versão stripped de "Graffiti On The Train", que expõe o lado genuíno e sincero da voz de Kelly Jones).




"Graffiti On The Train" não é um álbum fabuloso. É "apenas" mais um álbum rock dos Stereophonics, consistente com o que tem sido o seu som ao longo da carreira. E composto por melodias simpáticas que ganham vida com a voz ora grave ora rouca de Kelly Jones. Voz essa que eu tanto aprecio.

And you just need to know hope is gonna flow
In a moment

(Stereophonics, em "In A Moment")

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.