The Great Gatsby: amor ou ódio?

O filme só estreia hoje em Portugal, mas a banda sonora de "The Great Gatsby" já está em escuta. E eu confesso que não fiquei muito impressionada. Reservo eventuais opiniões sobre o fio condutor das canções quando vir o filme, mas para já, há muito pouco de anos 20.

Há muito aguardada, a banda sonora foi conduzida por Jay-Z, que também interpreta uns quantos temas. E a estrela maior seria a cover de "Back To Black" de Amy Winehouse. Mas, se por um lado, é de louvar a desconstrução do tema, por outro a parte de Andre 3000 é assustadora. Beyoncé até que nem soa assim tão mal, mas parece-me que teria ficado menos aborrecido em versão instrumental.





Já "Crazy In Love", por Emeli Sandé peca pelo aborrecimento. Não acrescenta nada de novo ao original, nem sequer o renova. Sim, é mais acelerado e a orquestra aproxima-o do ambiente anos 20. Mas é só. 


E depois há ainda "Bang Bang", que é mais uma coisa chata, pelo menos para mim, que não gosto do will.i.am. E a batida tecno faz-me espécie. "A Little Party Never Killed Nobody" é outra do género. Pode até soar bem na pista de dança, mas na banda sonora de um filme como "The Great Gatsby", parece-me mal. E também não me soa bem.


Felizmente, nem tudo é mau.

"Young & Beautiful" é um tema bastante simpático, e, para quem já leu o livro, provavelmente um dos temas que melhor representa a história de amor entre Gatsby e Daisy. Não sou fã da menina Lana Del Rey, mas admito que a voz dela tem um encanto especial em canções que puxam pelo drama.





O mestre Jack White recupera "Love Is Blindness", dos U2, e transforma-a numa canção forte, épica, emotiva. E acrescenta-lhe um riff de guitarra poderoso. E "Love Is The Drug" por Bryan Ferry e a sua orquestra tem muito swing e blues e consegue colocar-nos num qualquer cenário do livro (e do filme).

Uma das surpresas para mim foi "Heart's a Mess", interpretada por Gotye (sim, esse mesmo). Quem diria que o senhor teria queda para um registo mais groove?

"No Church In The Wild" (tal como "100$ Bill" logo no início) parece um pouco deslocada nesta banda sonora, mas ainda assim, a colaboração de Kanye West, Jay Z e Frank Ocean oferece-nos um momento interessante.

E se "Together" dos The XX soa a mais do mesmo (o que não é necessariamente mau tendo em conta algumas das contribuições), com "Over The Love" descobrimos um dos grandes momentos deste álbum. Parece-me mesmo que Florence é sublime, arrebatadora transmitindo em poucos minutos toda a emoção da história.





A terminar, "Kill and Run" excepcionalmente interpretado por Sia é mais um dos temas que nos transporta de imediato para um evento do livro e "Gatsby Believed In The Green Light" (provavelmente, a versão audio de uma das cenas do filme) entoa a carga dramática de um enredo tão sublime como o de "The Great Gatsby".





Contas feitas, a banda sonora do filme não aquece, arrefece demasiado, por momentos até nos desilude. Mas se conseguirmos superar os traumas, seremos capazes de apreciar os momentos altos (e alguns deles arrebatadores) que o álbum revela.


"So we beat on, boats against the current, borne back ceaselessly into the past"

(The Great Gatsby)

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.