Breves Notas: The Classic, Joan As Police Woman

Joan As Police Woman - sempre achei graça ao nome mas por qualquer motivo, ainda não me tinha debruçado sobre a sua música - é o nome do projecto da americana Joan Wasser, e "The Classic" é o seu quarto álbum de originais.

E à primeira escuta, as primeiras impressões: sabe bem de vez em quando um bocadinho de jazz. E de blues. E de soul...

É isso que podemos encontrar em "The Classic", que nos faz regressar em muitos momentos aos anos 60 e 70, sobretudo com os "doo-wops" - por exemplo, no tema título, e com os coros femininos que vão aparecendo ao longo do disco.


A orquestração é rica e complexa, até arrisco dizer que é excelente, a voz de Joan é emotiva q.b., e as guitarras, quando dão um ar da sua graça, são intensas - basta prestarmos atenção a "Good Together", que é de longe a minha preferida, e que nos embala com um improviso instrumental brilhante lá mais para o fim...


"Witness", o tema de abertura do disco, é cativante, muito por culpa dos instrumentos, e "Get Direct", mais calma, dá destaque ao piano e conquista-me. É mais "dark" e minimalista, mas é intensa. E leva-me novamente para aquele ambiente "smokey" dos bares de música ao vivo.



"New Year's Day" revela-nos a suavidade da voz de Joan, acompanhada por um instrumental dramático. E logo depois, o contraste com "Shame", que é mais upbeat, mais pop, e fico a pensar se um tema mais triste exige assim tanto um outro mais alegre...


É talvez nessa alternância que se perde a força de "The Classic". Por me parecer demasiado acessível, muito "é preciso agradar às massas". As canções mais interessantes são as mais complexas, as de mais difícil consumo, menos imediatas. As outras são só mais pop, mais comerciais.

Impressões finais? "The Classic" tem bons momentos e até nem fica nada mal como companhia de serão. Mas a voz de Joan Wasser merecia algo mais escuro, mais dramático, mais forte.


«Don't want to be nostalgic // don't want to be nostalgic for something that never was»
Joan As Police Woman em "Good Together

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.