Viagem às Músicas do Mundo: "Fitxadu", Sara Tavares

O disco é de 2017, mas só o descobri em 2018 mais precisamente nas férias deste verão, porque soubemos que Sara Tavares iria estar no FMM em Sines, bem pertinho do nosso poiso.
E caiu que nem ginjas como banda sonora.

"Fitxadu" apresenta uma Sara Tavares leve, simples, e transmitindo boas energias. Está onde eu sempre senti que ela soa melhor, nesse universo das «músicas do mundo», e aproveitando a lusofonia que Lisboa tão bem oferece. Neste caso, a contribuição de vários músicos africanos, na composição e nas vozes, tornando o álbum um maravilhoso poço de diversidade.


"Onda de Som" é o primeiro impacto. Chega com o toque electrónico, que será constante ao longo do disco  e-abre caminho para "Só Sabi", canção que cola e que nos põe a mexer sem nos darmos conta. É deliciosa e envolvente e sabe-me tão bem...


Segue-se "Ginga", cheia de swing e a incrível "Coisas Bunitas", delicada e cheia de ritmo.


O coração pára com os primeiros acordes de "Brincar de Casamento" - tem sido assim desde a primeira vez que a ouvi - que contou com a colaboração de Kalaf Epanga e de Toty Sa'med. Este último empresta a sua voz ao tema e o resultado é completamente arrebatador: as duas vozes encaixam na perfeição, e a química transparece. E a melodia é absolutamente contagiante, sem dúvida um dos temas maiores do disco.


A boa onda de "txom bom" guia-nos ao tema título "fitxadu" - e aqui, sente-se a alegria de Sara Tavares a cantar, o tom doce, contrastando com a voz madura e vivida de Princezito, trazendo um registo mais tradicional à canção.


"Para Sempre Amor" é serena e delicada e "Flutuar", com Paulo Flores, dá-nos outra vez vontade de mexer - vai um pézinho de dança? - e aproveitar as boas energias da música.


"Fitxadu" é um álbum colorido, diverso, onde elementos acústicos e/ou tradicionais convivem com elementos electrónicos, repleto de melodias bonitas, ritmos quentes, que nos puxam para a dança, e letras positivas que nos enchem de bom feeling.

E não é disso mesmo que andamos a precisar? :)

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.