Blame it on the shuffle.

Sim, é um facto que basicamente toda a musica que ouço no ipod é usando o "shuffle". Facto. Ponto final.

Porquê? Poderia haver mil e uma justificações, mas a resposta é simples: vícios antigos.
Se se ouvir musica em shuffle não parece que as coisas estejam viciadas. As musicas nunca aparecem 'por ordem' e nunca são as mesmas. Para alem de ser uma óptima maneira de ouvir coisas a que (e por mais que já nos sejam familiares) não estamos habituados. por mais que as musicas já não sejam novas, vão nos parecer sempre. E ainda posso sorrir sempre que o "senhor shuffle" vai desencantar "aquela" musiquinha, que já nem me lembrava que ainda mora no aparelho de som.

Também é uma excelente forma de descobrir musicas novas que nos agradam só porque sim. Ou musicas de que não gostamos só porque não.

Num exercício de descoberta de musica nova é importante ser o mais imparcial possível. E para mim o shuffle é uma peça chave. Porque se já vamos preparados para gostar de determinada coisa, no meu caso pelo menos, dificilmente isso não acontece, por pior que a musica, na realidade nos soe.

Também se pode dar o caso, como me acontece agora com o "epic last song" dos does it offend you, yeah!, de se estar a ouvir o resto de uma historia antiga que achamos que já não estava na lista das musicas do ipod. Ou que, no meu caso, já lá não devia estar. E se sorri, só porque sim. (afinal o shuffle conhece-me melhor do que eu... será?)

São estes sentimentos musicais que fazem com que seja tão bom ouvir musica no shuffle. Porque só assim ainda há alguma lucidez musical que permita que todas as sextas-feiras se abra o PC para tirar o que não "colou" para que caiba mais musica nova.

Como se disso dependesse a sanidade mental de toda uma nova semana. Passada sempre em shuffle outra vez.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.