O Reino de Ben Howard

Ao contrário da Chavininha, vou começar pelo meu favorito. Apenas e só porque já estava em preparação. E porque ainda não tive oportunidade de ouvir os outros álbuns da minha lista.

Descobri o Ben Howard por ocasiões do SWtmn deste ano. Não consegui acompanhar o concerto que deu por cá, mas não falhei o directo de Leeds. E foi paixão ao primeiro acorde.

Postura descontraída em palco, de pés descalços, ar de surfista, guitarra nos braços e uma voz suave. À cabeça, surgiram imagens de uma praia ao pôr-do-sol, um encontro com amigos. Cenário ideal.

Os meus ouvidos reagiram de imediato a "Only Love", um refúgio do caos do dia-a-dia. Está há meses na lista das minhas preferidas. porque é "apenas" voz, guitarra e bateria. porque é uma canção clean.


São assim as canções de "Every Kingdom": simples, despidas de sons artificiais e de novas tecnologias. Apostam na voz de Ben Howard, na força da sua guitarra, e num ou noutro apontamento de voz no feminino que lhes confere um encanto (ainda mais) especial.

Ouço o álbum e lembro-me de Bon Iver em "For Emma Forever Ago", porque ambos partilham da mesma simplicidade nas canções. Mas se o primeiro dos Bon Iver traduz tristeza, mágoa, e eventualmente amargura, este "Every Kingdom" apela à esperança, à tranquilidade, à motivação e força interior, à tentativa diária e constante de sermos melhores.

São como um analgésico para a mente. Como se bastasse ouvir uns minutos do álbum para recarregarmos baterias depois de um dia de trabalho cansativo e complicado. Daqueles em que achamos que não é possível fazermos mais nada a não ser vegetar no sofá quando chegamos a casa.

Se "Only Love" continua a ser a canção que melhor me embala, "The Fear" tem sobressaído como uma das canções mais marcantes, com Ben Howard a entoar "i will become what i deserve" num momento da canção que puxa pelas palmas, por vozes afinadas. Como se assim pudessemos encontrar a força necessária para vencermos os nossos medos. Porque a verdade é que o moço tem alguma razão quando canta que "we all live our lives in the confines of fear".


E ao escutarmos as suas palavras em "Keep Your Head Up" ou em "The Wolves" percebemos que não podemos nem devemos deixar de lutar por aquilo em que acreditamos. por nós.


keep your head up, keep your heart strong.

1 comentário:

  1. tantos cantores que eu não conheço... e até gosto... não me dou a conhecer novas coisas... enfim...
    gostei muito do que ouvi
    bjsss

    ResponderEliminar

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.