Breve nota sobre os London Grammar

Pausa nos nomeados para o Mercury Prize para falarmos da banda que liderava as apostas para integrar a lista de candidatos e que ficou pelo caminho: os London Grammar.



London Grammar - 'If You Wait'


Para quem não os conhece, os moços são britânicos, liderados pela voz de Hannah Reid -  ao nível de uma Anna Calvi, Adele ou mesmo Florence Welch - e causaram burburinho nos últimos meses quando o single "Hey Now" apareceu online. O álbum "If You Wait" saiu há dias e à primeira escuta não é mais do que uma versão menos aborrecida - eventualmente em alguns temas até melhorada - dos The XX.





Isto porque o registo da banda não difere muito da de Jamie XX e companhia, e talvez por isso ache que não acrescentam nada de novo ao panorama musical. E se "Hey Now" (e "Shyer" ou "Flickers" com um instrumental tão "the xx") puxa pelo lado electro-indie, "If You Wait" é a balada que bem poderia ter sido escrita para Adele.





O resto varia entre o chato e o aborrecido, mesmo que a voz de Hannah Reid cause impacto. Excepção feita a "Metal & Dust", que nos faz vibrar com a batida trip hop, tão em voga nos anos 90, e sobretudo a "Wasting My Young Years", tema poderosíssimo e aquele que mais se destaca no disco. A voz de Reid soa vulnerável, com uma carga dramática, nas partes mais calmas, mas ao mesmo tempo forte, quando se dá o crescendo no instrumental. Como se se estivesse a erguer das cinzas.




Dizem que os London Grammar são um dos pontos altos de 2013, eventualmente até uma promessa. Talvez. E se durarem para além deste "If You Wait", será seguramente graças à voz de Hannah Reid.


And when your house begins to rust
Oh, it's just, metal and dust


(London Grammar, em "Metal & Dust")

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.