Les Victoires de La Musique, ou os prémios da música franceses

Sim, eu sei que, se calhar, devia estar mais atenta ao que se passa no mundo da música em França, quanto mais não seja pelos anos no Liceu Francês. Ou então não. A verdade é que não fazia ideia que lá também havia prémios, "Les Victoires de la Musique" (em versão Variétés, Classique e Jazz), o equivalente aos Grammys e aos Brits.

A cerimónia decorreu ontem no Le Zénith, e da lista de nomeados fizeram parte muitos artistas que não chegam até nós. Excepção feita a Stromae, Vanessa Paradis, ZAZ, Woodkid e Phoenix, por exemplo. E olhando para a lista, a primeira coisa que me vem à cabeça é "onde raio ficaram os Daft Punk no meio disto tudo?". Ora bem, ficaram de fora. E parafraseando a Chavininha, "os franceses são loucos". E claramente têm um «problema» com os moços.

13 categorias compõem estes "Les Victoires", que já vai na 29ª edição, e diz que o grande vencedor da noite foi Stromae, com 3 prémios (intérprete masculino do ano, melhor álbum e melhor vídeo). 

Vanessa Paradis foi considerada a intérprete feminina do ano e Woodkid levou para casa o prémio para artista revelação (que eu acho bem merecido!). «Psycho Tropical Berlin», dos La Femme é o álbum revelação, enquanto que «Bankrupt!», dos Phoenix foi eleito melhor álbum rock.

Os restantes vencedores incluem «Paris Sud Minute», dos 1995 (melhor álbum de música urbana), «Illusions», de Ibrahim Maalouf (melhor álbum de músicas do mundo) e «Outrun», de Kadinsky (melhor álbum de música electrónica/dança). O prémio para canção do ano foi para Johnny Hallyday, com «20 ans».

À semelhança de outros eventos do género, também este ficou marcado por grandes actuações ao vivo, como a de Stromae, que encarnou perfeitamente a persona do vídeo "Formidable". (ou será que ele estava mesmo ébrio? :))





«Je prends toutes ces victoires comme de formidables reconnaissances par les pairs, les pros, les moins pros et le public. Voir autant d'engouement, je ne peux que remercier. On ne fait pas de la musique pour le succès. Si le succès arrive, tant mieux !» (Stromae, no seu discurso de aceitação)

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.