Winter Wonderland Q&A, por Noiserv
O convidado de hoje do nosso Q&A de inverno é um dos artistas portugueses que a Concertina mais admira, autor de um dos discos do ano de 2013 (A.V.O.) e co-autor de um dos discos de 2014 enquanto membro dos You Can't Win Charlie Brown (Diffraction / Refraction). Falamos, claro, de David Santos, mais conhecido como Noiserv.
1- Como perguntavam os Duran Duran (... e pronto, nós confessamos, as Spice Girls também...), "...who do you think you are..."?
Noiserv (N) - Sinceramente não sei, quem sou eu e quem seremos todos nós? Há tantas dúvidas nessa área que acredito que nunca saberei. Fugindo a uma vertente totalmente existencialista, sou um rapaz de 31 anos que um dia sonhou que gostava de ser músico.
2- Como nos dizem os Muse, "...Our hopes and expectations, Black holes and revelations..." no fundo, no fundo (e sem clichés por favor...) o que é para ti isto da música?
N - É aquilo que um dia sonhei que gostava de fazer. Tornar as minhas emoções especiais para as pessoas, fazer a banda sonora para cada uma delas, e se possível torná-las mais felizes.
3- O Roberto Carlos diz "...Quero que você me aqueça neste Inverno, e que tudo mais vá pró Inferno...", e, como de facto tem estado frio, nos queremos saber, aqueces a ouvir o quê (ou quem) neste Inverno?
N - Neste inverno acho que já ouvi o Ok Computer dos Radiohead umas 150 vezes. Tenho este problema, quando decido levar um disco para o carro depois vou-me sempre esquecendo de o trocar.
4- O Daniel Merriweather diz "...And everyone knows you but they ain't seen this side of you..." confessa lá, qual é o teu lado mais escondido..., ou seja, o que andas a ouvir que preferias que ninguém soubesse?
N - Hmm... os "One Direction" com a minha irmã de 9 anos, tenho de aprender a tocar uma pelo menos para lhe oferecer. Estou a brincar, neste momento estou a ouvir "Rage Against the Machine" mas não tenho medo que as pessoas saibam.
5– Os Arctic Monkeys cantam-nos que "...I'm going back to 505, If it's a 7 hour flight or a 45 minute drive,..." e tu? O que é que voltas sempre a ouvir, especialmente no Inverno?
N - Não existem regras, mas tem de ser música que fique bem à chuva, entre muitos outros: Sigur Rós, múm, Explosions in the Sky.
6- A Whitney Houston dizia "...I wanna dance With somebody..." e tu? Danças? Com quem? (ou com o quê?)
N - É um ponto fraco, não gosto de dançar.
7 - O Bowie canta: “...Don't you wonder sometimes, 'Bout Sound and Vision..."nós por cá somos "concerteiras" assumidas, e tu, o quê ou quem é que não vais querer perder, sob qualquer circunstancia, num palco qualquer neste 2014?
N - Bill Callahan, a 22 de Fevereiro no Cinema São Jorge.
8 - Os Trêsporcento dizem "...dá-me um pico que te canto uma canção, cascatas de água em qualquer ocasião..." e nós o que queremos mesmo saber é: o que cantas nos banhos quentes de Inverno, quando achas que mais ninguém te está a ouvir?
N - Bryan Adams..., estou a brincar! Por norma tento acompanhar o que o rádio escolheu.
9 -Para os TV on The Radio (tá bem... foi o Bowie primeiro, já sabemos...) "...we can Be heroes, just for one day...". E os teus "heróis", quem são?
N - Todos aqueles que conseguiram ser realmente felizes!
10 - Mark Ronson diz "...But in the rain we all look wet and in the snow we all look cold..." e a ti? O que é que, no fundo, te faz ser igual a toda a gente?
N - Ser realmente igual a toda a gente. Ter nascido, estar a viver e um dia morrer, e tentar ser feliz pelo meio.
11- Os Arcade Fire disseram-nos "...We used to wait...". E tu? Do que estás mesmo a espera para o resto de 2014?
N - Que 2014 me permita acordar em 2015 com o mesmo gosto em fazer música.
12 – Para terminar, pedimos ajuda aos LCD Soundsystem, "...It's time to get away, it's time to get away from you...",portanto, antes de te despedires, o que é que gostavas que ficássemos mesmo a saber que ainda não tenhas dito?
N - Que esta foi provavelmente a entrevista mais gira que fiz.
Ao David, agradecemos a simpatia, a disponibilidade e esperamos que a sua paixão pela música continue a dar origem a temas e álbuns tão bons como os que mencionámos no início - porque o mundo da música merece.
Noiserv, WE PHONOGRAPH YOU!!!
Sem comentários: