Lisboa meets Bon Iver (de novo)

Em dia agitado para a concertagem, Lisboa recebe PAUS no CCB, Ornatos Violeta - que não poderia perder - no Coliseu e, novamente, Justin Vernon e os seus Bon Iver, desta vez no Campo Pequeno.

Como será hoje?

Há cerca de 3 meses foi assim...

«Ao 24º dia de Julho, fez-se estória em Lisboa. Coliseu esgotado, público rendido, Justin Vernon emocionado.




Numa palavra: arrebatador. É assim que descrevo o concerto dos Bon Iver. Há muito esperado, confesso que tinha expectativas muito altas... Um risco, porque por experiência própria na maioria das vezes saio defraudada... Mas nesse dia não. Mais do que cumpridas, foram excedidas. Não fosse o exagerado entusiasmo de alguns elementos do público, em momentos que pediam outro tipo de cumplicidade, e o concerto teria sido perfeito.

Estava ansiosa por ouvir 'Perth' ao vivo, o tema do segundo álbum que mais me tinha tocado. Acredite-se ou não, a emoção foi tão grande que quase chorei... Mas mal tive tempo para me recompor porque os temas continuavam – we’re gonna keep playin’ songs, disse Justin Vernon - e a batida de um grupo de músicos fantásticos em palco insistia em levar-me para longe.

Se, ao vivo, os meus temas preferidos despertaram em mim as mesmas emoções mas em maior escala, a surpresa veio com os que menos mexiam comigo... e é esta a magia de um concerto ao vivo, despertar-nos para acordes e melodias que talvez de outra forma nos passariam ao lado.

Foi o que aconteceu com 'Minnesota', que ganha outra dimensão com duas baterias, ou com 'Creature Fear', com o seu crescendo no refrão e sobretudo 'Blood Bank', que se apresenta mais roqueira, que nos faz soltar e receber em extâse uma 'Re:Stacks' deslumbrante e meiga...

Viveram-se momentos mágicos. Momentos que nos fazem viajar, sonhar e sorrir... E talvez por isso discordamos de Justin Vernon quando em 'Holocene' entoa “and at once I knew I was not magnificent”.



Eu diria que sim, foram magníficos.»

Aos concertinos de hoje: que seja tão bom como o primeiro.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.