Sobre o Dia da Música

Ontem, estava a ler a Noticias Magazine, e dei com um belíssimo texto da Cristina Azevedo, sobre os benefícios da musica. Coisas que nós inconscientemente até já sabíamos, mas que, às vezes até achamos que são coisas nossas, que somos nós que achamos. É como ser Dia da Musica. Que para mim é todos os dias. Mas que ainda bem que há um dia em que toda a gente se lembra dela.

Guitar exhibit outside Rock and Roll Museum and Hall of Fame

(Rock and Roll Museum Hall of Fame)

"Dê Musica ao Bem Estar

Todos temos aquela canção. E não é por acaso. Hoje sabe-se que o ritmo mexe com a totalidade do nosso corpo, das emoções às hormonas, da respiração às ondas cerebrais. Na véspera de mais um dia da Musica, que se assinala a 1 de Outubro, descubra porque esta arte é, cada vez mais uma terapia.

Quem nunca experimentou o poder transformador da musica? Muitas vezes, basta uma canção para nos renovar a energia, dissipar a ansiedade ou até arrancar a tristeza em que nos sentimos presos. Todos temos uma banda sonora e os cientistas explicam porquê. Está demonstrado que a musica mexe com a totalidade do ser humano, actuando tanto a nível emocional como físico. Escutar um determinado tema não modifica somente a forma como nos sentimos, altera também o ritmo cardíaco e respiratório, a pressão sanguínea, a produção hormonal, as ondas cerebrais, tendo até resultados sobre o sistema cognitivo. Feitos únicos que fazem da musica uma ferramenta cada vez mais utilizada na abordagem de variadas doenças.


(Foto tirada por Miss Concertina)

Não faltam estudos a referir a sua utilidade no tratamento da Parkinson, do autismo, do Alzheimer e restantes formas de demência senil, e ainda de outros transtornos onde há o comprometimento da actividade cerebral. São muitas as historias, como algumas relatadas pelo neurologista Olivier Sacks no livro Musicofilia - historias sobre a musica e o cérebro, de doentes cuja ligação ao exterior e à sua própria vida ocorre unicamente através desta forma de arte. A explicação? «A percepção musical, a sensibilidade musical, a emoção musical e a memoria musical podem persistir mesmo quando outras formas de memoria desapareceram», escreve o conhecido medico, adiantando que a musica tem essa capacidade de «provocar emoções e associações há muito esquecidas, dando ao paciente, uma vez mais, o acesso a humores e memorias, pensamentos e mundos que ele parecia ter completamente perdido».


(Foto da Catdrums) *

Outra doença na qual a musica tem uma palavra terapêutica a dizer é o cancro. Segundo uma revisão sistemática de trinta pesquisas, publicada em 2011 na Cochrane Database of Systematic Reviews, escuta-la, ao longo dos tratamentos, pode reduzir significativamente a ansiedade e o medo associados a esta enfermidade. Mas não só: a musica auxilia também a dissipar a dor, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes oncológicos. Razões pelas quais os doentes cardíacos da conceituada Mayo Clinic e de outros hospitais norte-americanos são motivados, há alguns anos, a escutar temas relaxantes durante os internamentos. Mais, para alguns médicos, a musica serena pode ter mesmo uma palavra a dizer no controlo da tensão arterial destes pacientes. Um poder relaxante que foi ainda considerado positivo para os que sofrem de depressão. Num estudo divulgado também em 2011, na revista cientifica British Journal of Psychiatry, cientistas finlandeses provaram que a terapia musical é uma porta aberta para a expressão de emoções e medos ocultos, aliviando os sintomas desta praga moderna.





















(Foto da Catdrums) *

E que sons escutar para afastar as queixas simples do dia a dia? Os especialistas dizem que depende do resultado a obter. Se quiser afastar o cansaço e aumentar a motivação, ouça musica mexida e estimulante, capaz de disparar a produção de endorfinas e adrenalina. Se o objectivo for acalmar o espírito e reduzir o stress, opte por temas mais suaves e melódicos. De resto, não existem formulas magicas, porque cada um de nós tem uma diferente banda sonora de vida. É ir testando até encontrar a melhor colectânea para o seu bem-estar. Afinal, como disse um dia o compositor e dramaturgo francês Pierre Beaumarchais «Tudo acaba em canções»."

E hoje que é Dia da Musica, que se celebre então tudo de bom que ela tem, seja ela que musica for, pinte se com que cores o ouvinte quiser, desperte os sentimentos que despertar, desde que nos faça felizes. E a nós, aqui no Phonograph Me faz.
E agora vou ali só ouvir qualquer coisinha...


*A Catdrums é um projecto português de baterias Custom Made, de que eu sou fã assumida, mas carreguem no link se fazem favor que ficam logo a saber mais, sim? :)

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.