As aventuras da Nini no NOS CLUB, com os PAUS e os Linda Martini

Pois é, Sábado foi a estreia do NOS CLUB, uma "festa" musical que vai passar a acontecer todo os meses, mais coisa menos coisa, na Casa da Música no Porto.
Claro que eu não podia deixar de ir, especialmente por causa do programa, e a Nini foi comigo.
E, como eu tenho andado muito atarefada a por os assuntos em dia, pedi-lhe para ser ela a contar tudo:


"Dia 11 de Outubro. 

Casa da Música, Porto. 

Sala 2. 

Um público heterogéneo, mas conhecedor do que o esperava: os concertos ficaram a cargo dos PAUS e dos Linda Martini. 

Em comum, também, o espírito rock e a bateria de Hélio Morais.

Às 23h30 começou uma verdadeira explosão sonora, era a hora dos PAUS. E, assim continuou durante uma hora (mais ou menos): uma interacção entre todos os elementos da banda que, faziam parecer simples o que é quase impossível de se conseguir, e um publico que vibrava com um rock tão simples e puro, e, que soa tão bem.

"Fora de série" era o sampler que soava de quando em quando e colocava um sorriso sincero e de empatia pura com a banda.

É impossível ficar-se quieto e indiferente à "luta" da bateria siamesa entre Hélio Morais e Quim Albergaria, e à companhia das teclas e do baixo de Makoto Yagiu e Fàbio Jevelim.

Resumindo: tudo em bom!

Excelente este meu baptismo de PAUS ao vivo. Shame on me por dizer isto....mas foi "Fora de Série"!

Foto de Chavininha

Meia hora depois, tempo só para ir ao bar ali ao lado beber uma água, para atenuar o calor que se fazia sentir na sala e que já sabiamos que ia aumentar, era a vez dos Linda Martini.

E, se a sala já estava composta com PAUS, ficou ainda melhor. (Provavelmente porque algumas das pessoas que tinham entretanto escolhido ver Rodrigo Amarante na Sala 1 decidiram subir, digo eu.)

Se tivesse sido mau, seria muito mais fácil falar de mais um concerto "intimista" de Linda Martini. 

Mas não! 

Linda Martini continuam a apaixonar-me a cada concerto, e já foram 3 este ano! E de todos saí de "barriga cheia".


Foto de Chavininha


Com as 4 vozes, ou só a de André Henriques, ali naquele palco fica "apenas" a beleza harmoniosa do rock, indie, punk, ou whatever , que nos transporta por mundos de paixões, como no caso de "Cem Metros Sereia", desta vez quase a abrir as hostes, e que leva o publico ao rubro, ou da intensidade comum das guitarras, do baixo e da bateria com o verso da "Dá me a tua melhor Faca", já no encore.

"Estuque" traz um toque melancólico, lá no meio, que me fez lembrar Ornatos.

A esta altura já estava completamente rendida, uma vez mais, ao "Linda Martini Power", quando os "Ratos" invadem a sala. 

L i t e r a l m e n t e !!!
O publico subiu , em massa, ao palco e dançou/ saltou em uníssono com a explosão da banda.


Foto de Chavininha

Momentos únicos que só são vividos por quem lá está, e dos quais é difícil falar.
Ai não foram? Temos pena...

A Cláudia Guerreiro explicou que o concerto ainda não tinha acabado aí e o Hélio Morais continuava a agradecer, á semelhança do que já tinha feito em PAUS, todo o carinho e entrega do público do Porto. Não só ali, mas sempre.
Ah... e pois, porque os Linda Martini não fazem encores!! A não ser no Porto .


E, na verdade, havia muito mais para dizer, mas, quero guardar para mim, pormenores, inesquecíveis, como quando o Hélio, já quase com 3 horas a "desbundar" a bateria, pediu ao publico para não fazer uma "wall of death" e para se divertirem e dançarem sem violência, porque isso era tão bonito.
Ou ainda a sonoridade (sempre) estonteante que sai do baixo da Claúdia Guerreiro.

Enfim, citando e subscrevendo Chavininha à saída : "Estou satisfeita. Todos os fins-de-semana deviam ser assim: bom jantar, boa Musica. Tudo de bom. :-) "


À minha querida Nini eu agradeço a companhia, a boa disposição e as palavras, que, nestes casos são sempre tão poucas, e digo outra vez: "Ai não foram? Temos pena." ;)


Nini, WE PHONOGRAPH YOU!!!!!!!

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.