As aventuras da Nini no NOS CLUB, com os PAUS e os Linda Martini
Pois é, Sábado foi a estreia do NOS CLUB, uma "festa" musical que vai passar a acontecer todo os meses, mais coisa menos coisa, na Casa da Música no Porto.
Claro que eu não podia deixar de ir, especialmente por causa do programa, e a Nini foi comigo.
E, como eu tenho andado muito atarefada a por os assuntos em dia, pedi-lhe para ser ela a contar tudo:
Nini, WE PHONOGRAPH YOU!!!!!!!
Claro que eu não podia deixar de ir, especialmente por causa do programa, e a Nini foi comigo.
E, como eu tenho andado muito atarefada a por os assuntos em dia, pedi-lhe para ser ela a contar tudo:
"Dia 11 de Outubro.
Casa da Música, Porto.
Sala 2.
Um público heterogéneo, mas conhecedor do que o esperava: os concertos ficaram a cargo dos PAUS e dos Linda Martini.
Em comum, também, o espírito rock e a bateria de Hélio Morais.
Às 23h30 começou uma verdadeira explosão sonora, era a hora dos PAUS. E, assim continuou durante uma hora (mais ou menos): uma interacção entre todos os elementos da banda que, faziam parecer simples o que é quase impossível de se conseguir, e um publico que vibrava com um rock tão simples e puro, e, que soa tão bem.
"Fora de série" era o sampler que soava de quando em quando e colocava um sorriso sincero e de empatia pura com a banda.
É impossível ficar-se quieto e indiferente à "luta" da bateria siamesa entre Hélio Morais e Quim Albergaria, e à companhia das teclas e do baixo de Makoto Yagiu e Fàbio Jevelim.
Resumindo: tudo em bom!
Excelente este meu baptismo de PAUS ao vivo. Shame on me por dizer isto....mas foi "Fora de Série"!
Foto de Chavininha |
Meia hora depois, tempo só para ir ao bar ali ao lado beber uma água, para atenuar o calor que se fazia sentir na sala e que já sabiamos que ia aumentar, era a vez dos Linda Martini.
E, se a sala já estava composta com PAUS, ficou ainda melhor. (Provavelmente porque algumas das pessoas que tinham entretanto escolhido ver Rodrigo Amarante na Sala 1 decidiram subir, digo eu.)
Se tivesse sido mau, seria muito mais fácil falar de mais um concerto "intimista" de Linda Martini.
Mas não!
Linda Martini continuam a apaixonar-me a cada concerto, e já foram 3 este ano! E de todos saí de "barriga cheia".
Foto de Chavininha |
Com as 4 vozes, ou só a de André Henriques, ali naquele palco fica "apenas" a beleza harmoniosa do rock, indie, punk, ou whatever , que nos transporta por mundos de paixões, como no caso de "Cem Metros Sereia", desta vez quase a abrir as hostes, e que leva o publico ao rubro, ou da intensidade comum das guitarras, do baixo e da bateria com o verso da "Dá me a tua melhor Faca", já no encore.
"Estuque" traz um toque melancólico, lá no meio, que me fez lembrar Ornatos.
A esta altura já estava completamente rendida, uma vez mais, ao "Linda Martini Power", quando os "Ratos" invadem a sala.
L i t e r a l m e n t e !!!
O publico subiu , em massa, ao palco e dançou/ saltou em uníssono com a explosão da banda.
Foto de Chavininha |
Momentos únicos que só são vividos por quem lá está, e dos quais é difícil falar.
Ai não foram? Temos pena...
A Cláudia Guerreiro explicou que o concerto ainda não tinha acabado aí e o Hélio Morais continuava a agradecer, á semelhança do que já tinha feito em PAUS, todo o carinho e entrega do público do Porto. Não só ali, mas sempre.
Ah... e pois, porque os Linda Martini não fazem encores!! A não ser no Porto .
E, na verdade, havia muito mais para dizer, mas, quero guardar para mim, pormenores, inesquecíveis, como quando o Hélio, já quase com 3 horas a "desbundar" a bateria, pediu ao publico para não fazer uma "wall of death" e para se divertirem e dançarem sem violência, porque isso era tão bonito.
Ou ainda a sonoridade (sempre) estonteante que sai do baixo da Claúdia Guerreiro.
Enfim, citando e subscrevendo Chavininha à saída : "Estou satisfeita. Todos os fins-de-semana deviam ser assim: bom jantar, boa Musica. Tudo de bom. :-) "
À minha querida Nini eu agradeço a companhia, a boa disposição e as palavras, que, nestes casos são sempre tão poucas, e digo outra vez: "Ai não foram? Temos pena." ;)
Nini, WE PHONOGRAPH YOU!!!!!!!
Sem comentários: