O quarto disco dos The Kooks

O primeiro álbum dos The Kooks é uma delícia.
"Inside In / Inside Out" saiu em 2006, naquele boom espectacular da nova música britânica e foi uma lufada de ar fresco. Já lá vão uns anos largos, mas ainda hoje, «Naive» continua presente no alinhamento.



O mesmo não posso dizer das canções do novo "Listen", o quarto da carreira dos The Kooks. De todas as que compõem o disco, incluindo as da edição deluxe, só consigo achar mesmo graça a uma: "Around Town".
Talvez porque tem r&b e soul e pop em doses certas. Ou talvez porque quando a ouvi, lembrei-me logo do musical «Jesus Christ Superstar» - a introdução, o uso dos coros, as palmas, o ritmo super catchy. Ou talvez tenha sido por causa do refrão, que colou de imediato: «i need someone to love when the chips are down»...




"Forgive & Forget" também tem um refrão orelhudo, que vai de certeza pôr toda a gente a dançar e a saltar num concerto, mas infelizmente não é tão completa; "Bad Habit" até soa interessante q.b., quando as palmas interagem com a bateria em diversos momentos, dando-lhe um ar mais tribal.
E "Dreams" faz-me lembrar os The Kooks de antigamente, em modo semi-acústico. Não muito, que aquele sintetizador mostra a «evolução», a procura de novos sons.
Que não (me) convence.




O resto é «sem sal». Não puxa pela boa disposição, não entusiasma, nem nos força a cantarolar ou a bater o pé - felizmente também não deprime.
Se calhar sou eu que não consigo desligar dos The Kooks do primeiro álbum, que foram capazes de criar canções tão interessantes como "Naive", "Sofa Song", "She Moves In Her Own Way" e "Ooh La".




Já não é a primeira banda que se envolve em experimentações sonoras, e como já disse anteriormente, eu compreendo a necessidade que têm em mudar. Em "Are We Electric", Luke Pritchard confirma isso mesmo, quando canta «this is evolution, so take my hand». Só que em vez de evoluir, parece-me que quiseram cortar radicalmente com o seu som mais característico.

O que para mim - e custou-me um bocado admitir isto, porque sempre lhes achei piada - tornou "Listen" num disco aborrecido.



«Love me when the chips are down
Could you love me when the world is crashing all around?»

(The Kooks, em "Around Town")

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.