"Say What You Will", aceitação e serenidade no novo single de James Blake

 

A canção de hoje não é propriamente uma novidade, já saiu há cerca de um mês, mas tinha de a partilhar. "Say What You Will" é o primeiro avanço para o quinto álbum de James Blake, "Friends That Break Your Heart", que será lançado a 10 de Setembro - o segundo foi conhecido há dias, chama-se "Life Is Not The Same" e é mais uma canção incrível.

É uma canção poderosa, que fala sobre aceitação, sobre encontrar a paz em nós, no que somos e onde estamos, independentemente do sucesso (aparente) dos outros. Lembra-nos que «a comparação é inimiga da alegria», sobretudo nos dias que correm, e o delicioso vídeo que a acompanha - em que Finneas participa e parece ensombrar a vida e a carreira de Blake - reflete isso mesmo, tornando tudo mais intenso, mais presente.


Confesso que não foi amor à primeira escuta, mas a performance de Blake é arrebatadora. A sua voz denota uma emoção genuína e vai mostrando uma evolução ao longo da canção. Primeiro, mais frágil, mais vulnerável, mas, à medida que a canção se desenvolve e cresce, também a voz de Blake ganha mais segurança, mais confiança. E eis que lá mais para o fim o moço nos surpreende com uma sustentação de nota irrepreensível, e que me deixa sempre arrepiada.

A depressão e a dúvida, temas presentes em canções anteriores, parecem finalmente ter dado lugar a algo mais tranquilo, mais sereno, concluindo, quem sabe, a jornada iniciada em "Assume Form". "Say What You Will" surge assim como um tema de transição, onde não lhe falta melancolia, uma produção cuidada, e notas harmoniosas e batidas minimalistas no sítio certo.

Não poderia também deixar de falar na letra, tão incisiva e tão relacionável. James, como muitos outros, sempre se debateu com a coexistência da autenticidade vs a fama e o sucesso. E, neste novo single, parece tomar uma posição: o que mais importa é sermos verdadeiros connosco, digam o que disserem.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.