"Chwyldro", o fascinante single de estreia dos MWSOG
Começamos o dia ao som de "Chwyldro" (pronuncia-se "quil-draw" e é a palavra galesa para "revolução"), o single de estreia do coletivo MWSOG (lê-se "moo-sogg" e significa "musgo"), que traz consigo um som que mistura o folk com o misticismo galeses, ousado e cinematográfico.
De ambiente intenso e expansivo, o tema abre com um pulso firme entre bateria e harmónio, enquanto as vozes se entrelaçam num crescendo que mistura delicadeza folk com uma força quase ritualista.
Ora ouçam:
Guiada pela força vocal de Mari Mathias, a canção revisita histórias e símbolos da resistência galesa (das revoltas Rebecca ao imaginário ancestral do Mabinogi), e, sente-se no ar esse mundo tão fascinante. Há momentos na composição em que cascos e clamores brindam a paisagem sonora, e a presença de um movimento que avança para algo maior - e é absolutamente maravilhoso...
A energia por entre as notas de música transcende, fascina, ilumina. Entre passado e presente, a composição ganha forma (graças ao trabalho do produtor Steffan Pringle) e o resultado é um som vivo, dinâmico e cinematográfico, tão sonhador quanto ardente, com arranjos que ampliam a faixa mantendo o seu lado íntimo e uma interpretação vocal que intensifica toda a emoção que carrega.
"Chwyldro" é uma composição que se revela, ao mesmo tempo, intrincada e orgânica, intensa e acolhedora, moderna sem perder o eco das vozes ancestrais. É expressiva, enérgica e cheia de personalidade, e é para ouvir sem medo de se deixar levar pelo universo fantástico que os MWSOG querem construir.

Sem comentários: