Do Brasil, "Esquecer Pra Sempre As Horas", de Valentin & Flotilha em Alta-Terra


A viagem desta manhã tem como destino o Brasil, para vos dar a conhecer Valentin, projeto a solo de Érico Junqueira (músico gaúcho da cena indie brasileira).

A canção que me chegou aos ouvidos chama-se "Esquecer Pra Sempre as Horas" e conta com a participação dos Flotilha em Alta-terra, banda da cena folk/rock do nordeste. O tema faz parte do "Projeto Passeio", que junta o músico a bandas de outros estados brasileiros.

Colou assim que a ouvi.
Não só pelas vozes que se complementam ou pela letra, mas sobretudo pela melodia. Talvez tenha sido por encontrar elementos sonoros que me levam até às composições dos Los Hermanos e até dos nossos Trêsporcento, ou talvez tenha sido «apenas» por me ter feito sentir coisas boas.


A canção começa de forma simples e suave, ouvindo o dedilhar da guitarra e a bateria acompanhando as duas vozes. Pouco depois do minuto 2', a (ligeira) variação faz o coração bater mais forte, mas apenas por breves instantes. O ritmo inicial regressa e enquanto a melodia me embala, não deixo de sentir alguma expectativa pelo que aí vem .
E o que chega, a partir do minuto 3', é para mim o melhor momento de "Esquecer Pra Sempre As Horas". Sinto a canção a crescer, a ganhar uma força tremenda. Torna-se mais intensa, primeiro só com o instrumental, depois com a entrada das vozes, aqui mais aguerridas e ainda mais cativantes. O fim chega quase abruptamente, o que me leva a carregar novamente no play.

Ainda não tive tempo para ouvir toda a discografia do rapaz, mas a julgar por esta música e pela outra amostra do "Projeto Passeio" (de seu nome, "Coloco os Pés na Rua", com a banda Torre), a coisa promete.
E eu prometo que vou acompanhar os próximos lançamentos de Valentin.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.