Eis "Arabesque", uma canção tão interessante que nem parece dos Coldplay


Não falo dos Coldplay desde 2014, e na altura, nem foi por bons motivos. Como já disse inúmeras vezes, gosto dos (três) primeiros álbuns. Daí para a frente, pouco ou nada se aproveita, pelo menos no meu caso.
Mas confesso que a campanha de apresentação do novo disco me intrigou, e dos dois primeiros temas lançados, "Orphans" e "Arabesque", foi este último que me deixou de ouvidos em sentido ("Orphans" é, para mim, mais uma canção pop dos Coldplay, sem grande interesse).

"Arabesque" conta com a voz de Stromae nos versos em francês e com o incrível saxofone de Femi Kuti (que também empresta a sua voz em sample) e só isto chegou para me aguçar a curiosidade. E assumo sem culpas que não estava mesmo nada à espera de gostar tanto da música.


Colei no ritmo viciante, nas guitarras dramáticas, no baixo cheio de power, na letra; no som mais experimental, com uns pózinhos de afrobeat e outros tantos de jazz, e na forma como a melodia nos transmite diferentes emoções. O início é impactante, tenso, apreensivo (a escala menor é indicativa disso mesmo), com a secção de sopro a dar uma densidade tremenda à canção.
As duas vozes, a de Chris e a de Stromae, surgem entretanto, em jeito de diálogo, e não evito pensar que a escolha não terá sido inocente. O rumo da canção muda radicalmente com o solo de saxofone de Kuti, que é absolutamente maravilhoso. Quase em modo jam session, totalmente livre.
A sua mítica frase ecoa na canção e em nós: «music is the weapon of the future»... A canção prepara-se para «explodir». A melodia abraça os seus acordes maiores, ouvimos as palavras «same fucking blood» e liberta-se a tensão acumulada. 

"Arabesque" é frustração e esperança ao mesmo tempo. Os conflitos por esse mundo fora parecem não ter fim, a "fricção" entre o mundo ocidental e oriental também não, mas no fundo, todos temos o mesmo sangue. E nesse sentido, "Arabesque" é uma espécie de apelo à tolerância para com o outro. Algo que faz mesmo tanta falta nos dias de hoje.

nota final: o disco "Everyday Life" será composto por duas partes, "Sunrise" e "Sunset", e sai no próximo dia 22 de Novembro.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.