Há mais para ouvir de Simon D James em "Days of Heaven", o seu novo EP


Volto hoje ao trabalho de Simon D James e às restantes três canções do EP "Days of Heaven", editado no passado dia 4 de Outubro (e sobre o qual comecei a falar aqui). Depois de "Release & Repeat" e "Over & Over", que me conquistaram o coração, é tempo de vos apresentar "Written by Rules", "The Rhyme & The Reason" e "Fooled by You".

Comecemos pelo princípio.
"Written by Rules" é uma canção harmoniosa, tanto a nível da melodia, com o dedilhar de guitarra acústica que nos embala logo no início, como a nível vocal, com as vozes de Simon e de Iva Vuchenovic em perfeita sintonia. É uma canção intimista, emotiva e envolvente, que me encheu o coração assim que a ouvi pela primeira vez.


"The Rhyme & The Reason", por seu lado, é mais folk, uma melodia a diferentes tempos, mas mantém a harmonia vocal que vai caracterizando o trabalho de James. E é nas vozes, sobretudo na de Simon, que encontramos um sentido de urgência, tão subtil e tão marcado ao mesmo tempo. A emoção, essa, chega pela mão da melodia densa e reconfortante, destacando-se a linha de guitarra acústica, tão quente, e a guitarra eléctrica tão mas tão reluzente.


Já a linha de guitarra de "Fooled by You" remete-nos para outros mundos como o dos The XX, criando um ambiente inatingível, marcado também pela voz de Simon, num registo mais etéreo. Ficamos com a sensação que tudo se passa num plano fora do nosso alcance. A canção cresce de forma lenta e tímida, sem nunca chegar a atingir o clímax. E isso, neste caso, não é nada mau. "Fooled by You" é uma canção «slowburner», para ir ouvindo e saboreando até ao ultimo segundo.


Com diferentes graus de intensidade e de emoção, as canções de "Days of Heaven" são um bálsamo para corações e almas inquietos. Nelas encontramos uma sensação de calma, de conforto, de serenidade, de harmonia.
Para ouvir, em dias de Outono mais frescos, sempre que precisarmos de um aconchego.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.