Play & Repeat: "Dig", Runabay


Hoje apresentamo-vos os Runabay, um grupo de seis músicos da Irlanda do Norte, num registo musical que anda muito perto do folk.
"Dig" é a primeira amostra para o álbum de estreia "Between The Lines" com lançamento para muito em breve.

Confesso desde já que não foi difícil apaixonar-me pela música. Por um lado, a voz de John McManus, grave e algo rouca, que encaixou perfeitamente nos meus ouvidos, por outro, a melodia, tão rica, e demasiado envolvente para nos passar ao lado.


Depois, todos os outros detalhes.
beat da bateria de Rory McAuley logo no início, quase em modo compasso e que se vai estendendo ao longo do tema. Ou a entrada subtil dos elementos de cordas (que para mim são sempre arrebatadores), primeiro o violoncelo de Declan McCartan, depois os violinos do Arco String Quartet. O ritmo que vai crescendo aos poucos, com a preciosa ajuda do baixo de Michael McKinney, da percussão de Gerard McHugh e da guitarra de Gary Graham, e que nos vai fazendo bater o pé.
Ou ainda o pré-refrão que nos prepara para uma espécie de grito de revolta que chega quando se ouve «They'll dig you ‘til you're worn out, with a face like stone.».

Um dos melhores momentos acontece ao minuto 3' mais ou menos. A mudança de ritmo, uma espécie de bridge, o crescendo que nos mantém em sentido, o violoncelo tão incrível em segundo plano, o instrumental tão intenso e apaixonante, com os tais violinos.

"Dig" é daquelas canções que, para mim, têm tudo.
Uma harmonia vocal e instrumental invejável (algo característico dos irlandeses, acredito eu, e da sua música celta), uma voz marcante, ritmo, uma melodia incrível e uma letra que nos obriga a reflectir.
E como se isso não bastasse, o vídeo inclui um prólogo, cortesia de Stephen James Smith, declamando em spoken word o poema "We Must Create" e que assenta que nem uma luva nesta obra dos Runabay.

«we must create to know who we can be»

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.