"Frontline", o poderoso novo single dos The Native
Os The Native, quinteto de Plymouth que descobri há dias, têm criado canções indie pop / rock com conteúdo, isto é, com letras que abordam temas difíceis. Depois de "Chasing Highs", inspirada numa morte por overdose, e "Break Away", sobre o impacto do Brexit, eis "Frontline", o single mais recente, que nos fala de violência doméstica(*).
Não obstante a seriedade do tema, a canção é agradável ao ouvido, viva e luminosa.
Num cenário de guitarras dinâmicas, bateria firme e linhas de baixo e de piano suaves que confortam o ouvinte, a interpretação melodiosa de Charlie Noordewier prende-nos a cada palavra, de forma emotiva, sem juízos de valor e com impressionante discernimento.
Em constante crescendo, a canção tem, contudo, uma sonoridade «simples», limpa, sem artifícios, para não nos distrairmos, para que nos foquemos na letra, na história, na mensagem. E é isso que acontece, mais ainda quando ouvimos a versão acústica, gravada para a BBC.
"Frontline" é uma canção marcante e intensa, com uma letra que nos faz refletir sobre um tema fraturante e infelizmente cada vez mais presente na sociedade. E é mais uma para ouvir sem medos, sem pré-conceitos, sem julgamentos.
(*) Linha de Apoio à Vítima (APAV) - 116 006; Linha de Informação às Vítimas de Violência Doméstica - 800 202 148
Sem comentários: