"Snow Is Falling In Manhattan" e outros clássicos de Natal por Chilly Gonzales ft. Feist & Jarvis Cocker

 

É muito raro falarmos de canções de Natal por aqui. Mas não podia deixar passar a época festiva, e, graças a uma recomendação do nosso círculo de amigos, a minha escolha recai no mais recente disco de Chilly Gonzales, "A Very Chilly Christmas".

O músico reinventa canções que nos são familiares, dando-lhes uma roupagem mais clássica e, quem sabe, mais autêntica, apresentando-as em escala menor (a assinatura de Gonzales) e num ritmo lento. O piano é a estrela na maioria dos temas, mas sinos natalícios e coros, cirurgicamente colocados, e sobretudo o violoncelo de Stella Le Page (arrebatador em "Last Christmas", por exemplo) acrescentam calor a outros tantos.


Gonzales conta ainda com outras duas colaborações de peso, e de longa data. Leslie Feist dá voz ao original "The Banister Bough" numa performance delicodoce e reconfortante, e Jarvis Cocker, ao melhor estilo de Cohen, empresta a sua a "In The Bleak Midwinter". Os dois assumem também "Snow Is Falling In Manhattan", o original de 2019 de David Berman (Purple Mountains).


É para mim, e sem qualquer dúvida, um dos momentos maiores deste disco. A interpretação sussurrada de Jarvis faz-se acompanhar por um arranjo sublime de Gonzales, e Feist, qual estrela cadente, deslumbra no refrão. O resultado é absolutamente brilhante, e acredito que deixaria o autor orgulhoso.

"A Very Chilly Christmas" é um disco surpreendente, relaxante e energizante, uma forma maravilhosa de encontrar o equilíbrio interior num período habitualmente conturbado. E é perfeito para ouvir em noites frias, no quentinho do lar, com um copo de vinho ou uma taça de chocolate quente.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.