Concertinices sobre Discos: Edição 2021 (V)

 
Fonte: Pinterest


Eis, finalmente, o último capítulo das «concertinices» de 2021. 

Em retrospetiva, esta edição incluiu mais discos nacionais, um sinal de que houve muita coisa apelativa para os meus ouvidos «picuinhas», e discos de gente que não tem lugar habitual por aqui. Se é prenúncio de que os meus gostos estão em mudança ou se é apenas uma exceção, o tempo o dirá. Para já, é aproveitar o ecletismo da coisa, antes que desapareça.


É o quinto disco, o primeiro em 4 anos, dos norte-americanos. À primeira escuta, soa menos etéreo, mais presente, provavelmente porque a voz de Adam Granduciel está no centro de tudo, sem medos. Há menos paisagens oníricas, mas o som que lhes é característico continua bem vincado. As linhas de bateria pulsantes, as guitarras memoráveis e o baixo encorpado, a que se juntam teclas luminosas. É, para mim, um disco mais imediato, mas em que tudo soa mais cheio, mais pleno, mais vibrante. "Living Proof", "Old Skin" e "Rings Around My Father's Eyes" são canções maiores, a par do tema-título, que conta com a bonita participação de Lucius, que confere à canção suavidade e elegância.



7 anos depois, eis finalmente novo disco, o primeiro sem José Mário Branco na produção. Desta vez, a tarefa coube a Pedro Moreira, homem do jazz. Ao longo dos 16 temas (entre clássicos, fados tradicionais e inéditos de, entre outros, Sérgio Godinho, Jorge Palma, Pedro Abrunhosa e Carminho), há pequenas notas jazzísticas, como o saxofone de Ricardo Toscano em "Às vezes há Silêncio", o acordeão de João Barradas, e um sexteto de cordas em "Havemos de Nos Ver Outra Vez", que acrescentam calor e enchem ainda mais a alma de quem ouve. Há espaço na tradição para a novidade, e, para mim, não há ninguém que o faça melhor que Camané (dom de uma voz profunda e expressiva) e os que com ele colaboram. "Horas Vazias" é tudo menos isso, é um disco abundante, de união, de partilha e de cumplicidade, e, sobretudo, de amizade.



(Re)Nascidos das cinzas dos Diabo na Cruz, os SAL oferecem-nos, neste primeiro disco, canções com uma sonoridade poderosa (e seguramente explosiva ao vivo), onde tradição e modernidade convivem lado a lado. É rock combativo, com raízes da música tradicional, onde instrumentos como cavaquinhos, bandolins, adufes e outros tantos se misturam e harmonizam com outros mais eletrónicos e mais modernos. Ao longo de 12 canções, há coisas saltam à vista: a química e a cumplicidade, a energia, o desassossego e a honestidade. É música intensa, cheia de vida e à flor da pele, com letras interventivas e instrumentais pulsantes e intricados. "Morrer", "Passo Forte", "Fim do Mundo" e "Não Sou da Paz (ft. Carlão)" são, para mim, canções maiores num disco de resiliência, de superação e de esperança.




Chegou finalmente o terceiro disco a solo, um disco vibrante e inebriante, tão diverso quanto deslumbrante. Por entre ambientes sonoros que vagueiam por uma miscelânea de estilos (vintage soul, R&B, hip-hop, garage e psych rock), as composições apresentam-se incisivas, atuais e cheias de groove, com alguma contemplação à mistura, não lhes faltando também a alma velha e sincera de Curtis. É coeso do início ao fim, com tanto de emotivo como de assertivo. É, sobretudo, reconfortante e esperançoso, com canções como "If Words Were Flowers", "Hopeful", "Can't Hide It", "Where's The Love", e a maravilhosa "I Won't Let You Down", por exemplo, que não nos deixam esquecer que, em tempos difíceis, o que nos salva é o amor.

 

O quarto disco do duo, sobre o qual já fui falando aqui, é um trabalho pessoal, uma conversa entre Nicole e Josh. Os dois partilham o protagonismo nas canções, expondo os seus medos e as suas inseguranças. É um disco intimista, real e vulnerável, terreno e quente, luminoso e sombrio. Há notas mais roqueiras ("Let It All Go", "Nightmare Lover"), emotivas ("Say I Don't Scare You"), luminosas ("Believer", "Up From Here"), outras mais lentas ("Lost At Sea", "Peace and Quiet"), pozinhos de quietude folk ("Carry Me Away"), mas sobretudo transparece o amparo e o apoio de um para o outro e vice-versa. "Say I Don't Scare You" é um disco de amor e de esperança em tempos adversos, e é um aconchego para a alma.

 

O disco de estreia saiu finalmente, com muito mistério e glamour, alguma doçura, outro tanto de  agressividade. Em 12 canções, processa-se o fim de um relacionamento; não é, por isso, de estranhar que as canções pareçam crescer em intensidade, como que acompanhando os diversos estágios de dor, de revolta, de cura. A suavidade da voz de Sylvie engana os mais desatentos. Sedutora q.b., ganha fogo e vigor quando menos se espera. As canções, inicialmente insinuantes, tornam-se dramáticas e desafiadoras. Em pano de fundo, o amor, esse sentimento tão complexo e multidimensional. Sylvie encarna na perfeição o lado mais visceral, como em "Girls" ou "Let It All Burn", ao mesmo tempo que nos encanta com a aura mais romântica ("Shangri-La", "Wild Love"). Sobressai, no entanto, uma abordagem sofrida mas impetuosa, o coração partido que procura um rumo. Que não desiste, que luta e que, no fim, vinga. "Montbray" é um disco pessoal, e, nesse sentido, tem algo de catártico, abrindo caminho para um novo capítulo.



Não é de todo uma banda de eleição, nem uma a que recorro com frequência. Mas vou acompanhando o seu caminho, e este último disco, o quarto, parece-me mais sombrio e mais introspetivo. Mais lento também, o que me aguçou o apetite. A urgência mantêm-se, a agressividade instrumental também, ainda que soe mais despojada. As canções parecem mais intimistas mas não menos impactantes. Não faltam as letras honestas e pessoais (fala-se de traumas, de vícios, de recuperação), os riffs incisivos, o baixo cheio de groove, as linhas de bateria pujantes e punk, e claro, as interpretações inquietas e viscerais de Joe Talbot, muitas delas de suster a respiração. Os meus ouvidos colaram em "MTT 420 RR", "When The Lights Come On", "The New Sensation" e "Progress" (qual mantra), mas, em todas, há indícios de um passo em frente arrojado mas necessário. "Crawler" é um disco bem conseguido, tão dissonante quanto dilacerante, e deveras autêntico.



A fechar esta edição, uma homenagem merecida a Tozé Brito, autor de algumas das canções mais populares da história pop nacional. Com produção musical e arranjos de Benjamim e João Correia, desconstruíram-se e reimaginaram-se as canções de sempre, já de si donas de uma sonoridade eclética e intemporal. Confesso que nem tudo me soa melhor do que o original, mas no geral o balanço é positivo. "Olá, Então Como Vais?" ganha uma toada ainda mais pop e luminosa no dueto perfeito entre B Fachada e Benjamim, Tiago Bettencourt faz sua "Sábado à Tarde", "Eva" ganha um charme delicioso pela voz de Catarina Salinas, "Retalhos" por Camané é irrepreensível e Samuel Úria faz magia em "A Cor do Teu Batom". Ana Bacalhau & Mitó, Miguel Guedes & Rita Redshoes, Selma Uamusse, Joana Espadinha, António Zambujo e Tomás Wallenstein completam o leque de convidados, com interpretações seguras e em linha com o ambiente do disco. "Pensando em Ti", que junta Tozé Brito aos restantes músicos, encerra, e bem, este tributo em tom de festa.


Tínhamos grandes expectativas para 2021, mas, infelizmente, nem todas foram cumpridas.
Valeu-nos a música.

Estes discos, e outros tantos que fomos abordando por aqui, ajudaram e muito a manter a nossa sanidade, nestes tempos estranhos. E far-me-ão companhia enquanto não chegam as novidades de Miles Kane, Black Country New Road, Alt-J, White Lies, Linda Martini, Stromae e Bloc Party, por exemplo.

Mais uma vez, a esperança de dias melhores está ao virar da esquina. Reitero, por isso, os votos do ano passado: que 2022 nos traga finalmente mais concertos e os festivais para podermos matar as saudades.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.