"Much For Us" e outras canções, em "With You For Ever", o disco de estreia dos Stray Fossa

 

O destaque desta tarde vai para os já nossos conhecidos Stray Fossa, que lançaram finalmente o disco de estreia "With You For Ever". Dele, fazem parte 10 temas, entre os quais "How Come", "Orange Days" e "Diving Line" (já mencionados por aqui), e "Best Kind Of Moment".

O disco foi escrito no primeiro semestre de 2020, e, talvez por isso, "With You For Ever" me pareça a banda sonora que melhor retrata estes dias estranhos. Líricamente, apresenta-nos um turbilhão de emoções, tão familiares quanto assustadoras; com as suas melodias e paisagens sonoras que nos encorajam a descontrair e divagar, oferece-nos espaço e tempo para que nos permitamos enfrentar tudo o que sentimos no ano passado (e que ainda sentimos hoje), por mais difícil que seja.

Sempre que os ouço, sinto-me transportada para lugares recônditos e tranquilos, como já disse várias vezes. Apesar das letras mais melancólicas e de algumas harmonias mais cinzentas, a verdade é que as canções me transmitem serenidade e leveza. E muito disso se deve às harmonias vocais dos Stray Fossa, suaves e reconfortantes, como se nos dissessem que não estamos sozinhos na nossa confusão emocional.


Mas não é tudo.
Como também já referi noutros textos, nota-se um cuidado e um detalhe tanto na composição como na produção. Os Stray Fossa equilibram o analógico e o digital, sonoridades dream pop e surf rock, texturas quentes e harmonias coloridas, de uma forma natural e aparentemente sem esforço.

Quer se mostrem mais dinâmicos, como na melodiosa "Bright Ahead", com vozes em camadas e um instrumental pulsante que ganha força com um beat distorcido e guitarras e sintetizadores espaçosos, e na luminosa e fresca "Wish I Could Stay"; ou mais reservados, como na intimista e sonhadora "Called Away Again" ou em "Something Sound", canção que fecha o disco em tom hipnótico, com um diálogo de vozes envolvente, uma linha de baixo portentosa, uma linha de guitarra incisiva e um outro absolutamente cativante e cheio de groove.

Em "Much For Us", por seu lado, sobressai o lado experimental, ainda que descontraído, dos Stray Fossa. O ritmo é envolvente, as harmonias vocais e melódicas deliciam os ouvidos como habitualmente, mas, a pouco e pouco, vamos sentido um crescendo em profundidade e densidade, graças a texturas invulgares, como o cravo, a cabasa e código morse.
Já "Hypocritic", com vídeo acabadinho de estrear, é mais imediata. Com a sua batida contagiante, que nos impele ao foot tapping, e uma linha de baixo maravilhosa e marcada, que nos guiam pelo ambiente sonoro em «pára-arranca», é ideal para nos fazer companhia numa road trip, de tão fresca que soa.


"With You For Ever" é um disco de canções sofisticadas, orquestralmente ricas e multidimensionais, que têm o dom de nos surpreender, de cada vez que tocam, tanto com texturas como com emoções novas.
É um disco, ao mesmo tempo, complexo e orgânico, meditativo e expansivo, melancólico e eufórico. E, por isso, parece-me perfeito para nos acompanhar tanto em momentos de reclusão como de desconfinamento. 

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.