"Insomnia", o arrebatador novo single de Benedict October


A fechar esta Segunda-feira, eis "Insomnia", o mais recente single de Benedict October, o alter ego do cantautor Martijn Smits, uma canção que é uma homenagem ao pai, falecido em 2020. É também a primeira amostra para o próximo álbum "And Then The Ocean", uma composição grandiosa, orquestral e sobretudo muito honesta.


Não é a primeira vez que o seu trabalho me chega aos ouvidos, mas é a primeira canção que, de facto, mexeu comigo. Talvez pelo tema, talvez pela forma como a voz de Martijn soa familiar e fala ao coração.

É, sem dúvida, a canção onde lhe sinto mais despojado, mais vulnerável, sem perder o charme que o caracteriza. A interpretação, que a espaços me leva a Tom Smith dos Editors, é comovente, melódica e sentida, num registo absolutamente irrepreensível, com mais ou menos intensidade, acompanhando a evolução da composição.

A paisagem sonora traz vibrações sombrias, mas também está repleta de esperança. Texturas densas convivem sem esforço com harmonias calorosas, um piano intenso e ondulante entrelaça-se com deliciosos arranjos de sopro e de cordas que enchem o ambiente de melancolia e de compaixão. A batida é precisa, a letra evoca o amor pelo pai e os arranjos são deveras arrebatadores, conferindo à canção a emoção e o fervor certos.

"Insomnia" é uma canção muito rica, onde elementos reluzentes contrastam com outros mais graves e mais profundos, um equilíbrio cuidado como que nos recordando que, por entre a escuridão, irrompe sempre um raio de luz. Terna e cheia de alma, é para ouvir sempre que precisarmos de confortar o coração.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.