"The Witness", o celestial mas intenso novo single dos Rounds
O destaque desta noite vai para "The Witness", o novo single dos britânicos Rounds, o projeto de Robert Cooper (voz, sintetizadores), Ashley Kemp (bateria, samplers), Andrew Chapman (guitarras, sintetizadores) e Andrew McGarrigle (baixo). A alquimia sonora da banda entrelaça voz, instrumentos e pinceladas eletrónicas que oferecem um ambiente tão atmosférico quanto pulsante.
Exemplo disso é "The Witness", canção que aborda o conceito de um observador insensível controlando a Humanidade, sendo tão responsável pelo sofrimento como pela beleza que nos rodeia. Há, por isso, algo na composição, que a torna quase intangível, etérea, mas ao mesmo tempo vívida também.
Ora ouçam:
A paisagem sonora mistura, e equilibra de forma irrepreensível, guitarras shoegaze hipnotizantes, uma secção rítmica pulsante, cortesia de baixo e bateria em comunhão, e apontamentos de sintetizadores que trazem luz e contrabalançam as texturas mais sombrias.
Por entre tudo isto, irrompem as harmonias vocais, numa sincronia perfeita, elevando-se em momentos cirúrgicos sobre a paisagem sonora e trazendo ainda mais intensidade ao ambiente.
É uma canção melódica, rica em texturas que lhe conferem uma dimensão que tem tanto de onírica quanto de palpável, que emana uma energia quase celestial e que nos deixa com «Hold hands // When the film ends», um verso aberto à interpretação que lhe quisermos dar.
A balança pode pender para qualquer um dos lados, mas eu prefiro agarrar-me ao que traz esperança. E é por isso que "The Witness" é a canção perfeita para recordar que basta encontrarmos um raio de luz para não nos deixarmos levar pela escuridão.
Sem comentários: