"Falter", o regresso em grande dos Make Friends
Créditos: Elly Deakin |
Para este fim de tarde de Domingo, a minha escolha recai nos britânicos Make Friends, sobre quem já falei aqui, e para "Falter", single lançado no final de Julho mas que ganhou recentemente um vídeo delicioso. A canção, que evoca relacionamentos fraturados devido a má comunicação, foi produzida por Ed Nash dos Bombay Bicycle Club e, provavelmente por isso, apresenta um som encorpado e vibrante que marca uma nova etapa para a banda.
De ambiente onírico mas cheio de ritmo, entre a suavidade da pop e a garra do rock, com algo que me leva aos Everything Everything e aos Bombay Bicycle Club, "Falter" é, mais do que uma simples composição, uma experiência sonora extasiante e cativante que me deixou com os ouvidos em sentido e de sorriso no rosto.
O cuidado na produção é, de facto, o que mais sobressai.
O instrumental é intricado mas ao mesmo tempo fluído, com todos os elementos a encaixarem sem esforço no ambiente, como se a canção só pudesse mesmo soar assim. Guitarras reluzentes, um baixo gingão e uma linha de bateria apetecível mostram o seu dinamismo e a sua magia ao criarem diferentes momentos ao longo da canção, todos eles maravilhosos.
A paisagem sonora de "Falter" é quase como um caleidoscópio, onde as cores vivas são substituídas por notas de música vibrantes, que entusiasmam e inspiram quem ouve. Há suavidade e há garra, há esperança e há melancolia, tudo perfeitamente equilibrado. As harmonias vocais, por seu lado, parecem ser "só" mais um elemento da composição, trazendo (mais) energia e leveza a um ambiente deveras sonhador.
"Falter" é uma canção incrível, um trabalho exímio de composição e de produção, que coloca os Make Friends na linha da frente da nova música britânica. É perfeita para descontrair e para animar o espírito, para dançar e deixar-se levar, e é para ouvir com o volume bem alto, pois claro.
Sem comentários: