"Out Of Reach" (e "The YLA Sessions"), de novo a emoção à flor da pele no novo trabalho de Jonas Carping

 

De volta a Jonas Carping esta tarde, porque "The YLA Sessions" saiu ontem. O disco foi gravado num único take, para capturar o verdadeiro feeling das canções e dele fazem parte 6 temas, 3 mais suaves, 3 mais «pesados», resultando numa espécie de lado A e lado B.

"The Wire", que ainda me quebra o coração (ler aqui), "Out Of Reach", de que vos falo hoje, e "Moonlight Parade" incluem-se na primeira parte do disco. À semelhança da primeira, são também canções minimalistas e intimistas. Jonas usa apenas os tais pedais de efeitos para criar o ambiente, sendo que tudo ganha ainda mais força e mais intensidade com as vozes de Jonas e de Sigrid, esta última, mais uma vez, o contraponto perfeito e cirurgicamente bem colocada.


"Out Of Reach" é, mais do que emotiva, quase desoladora. Deliciosamente «crua», traz-nos duas performances avassaladoras, de tão vulneráveis que soam. Não pude deixar de sentir que «isto é de partir o coração»... mas no bom sentido, porque é honesto, porque a comunhão é perfeita.
Já em "Moonlight Parade", tudo soa mais suave e menos tumultuoso, ajudando a acalmar o coração. Como se, depois do sofrimento e do desespero, viesse finalmente a esperança.


As três canções que se seguem, "Forgiven", "The Straight Line" e a versão para "God's Gonna Cut You Down", têm um tom mais aguerrido, mais roqueiro e urgente. Mantém-se o ambiente minimalista, retira-se a voz de Sigrid, e é unicamente a voz de Jonas a carregar em si o peso das canções. Mais uma vez, a prova é superada com tremendo sucesso.

Aliás, para mim, o maior trunfo de "The YLA Sessions" é a voz marcante de Jonas. Consegue soar romântica, sofrida, audaciosa, descontraída, destemida, inquieta. Isto sem nunca perder qualquer grau de intensidade e de emotividade. E só posso acrescentar que fico sempre deslumbrada quando uma voz destas, mais rude, profunda e densa, consegue transmitir tamanha emoção.

Não sei qual será o próximo passo de Jonas Carping, mas este entrou directamente para a minha lista de favoritos.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.