À descoberta do "Monde Nouveau" dos Feu! Chatterton

 


Esta noite, trago-vos o novo single dos Feu! Chatterton, "Monde Nouveau", que é também a primeira amostra para "Palais d'argile", o novo disco dos franceses a sair em Março. O último, o magnífico "L'Oiseleur" foi destaque aqui e ainda roda de quando em vez cá por casa.

De acordo com o press release, "Monde Nouveau" foi escrita antes da pandemia, mas tem tudo a ver com os tempos em que vivemos. Tanto o título como a letra farão sentido atualmente, já que sonhamos todos com um mundo pós-pandemia, próximo do que conhecíamos antes. Mas, mesmo sem o sentido da pandemia, não deixa de ser pertinente. A canção fala de novas tecnologias e das alterações climáticas, por exemplo, questionando uma sociedade sem rumo com o refrão «Un monde nouveau // On en rêvait tous // Mais que savions nous faire de nos mains ?»


Com sintetizadores inquietos e guitarras distorcidas e fortes, a melodia de "Monde Nouveau" equilibra texturas pop com elementos mais eletrónicos, (re)criando um mundo em constante evolução e um ambiente algo futurista. As palavras prendem-me desde o início, refletindo uma letra perspicaz e relacionável, ainda que menos poética do que as anteriores. 

Mas, no minuto final, é o instrumental que me desperta.
Sempre que o ouço, parece simular uma explosão (contida) de partículas sonoras vibrantes. É tempo de descomprimir, de libertar-nos das amarras e dos constrangimentos. E concentrarmo-nos no que realmente podemos fazer com as nossas mãos: abraçar-nos.

Está para breve esse mundo novo.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.