Minimal Animal de volta às canções com "Saturated"

 

"Saturated" é o novo single de Minimal Animal, projecto que já teve destaque aqui e aqui. A canção explora a saúde mental, a depressão e o impacto nas relações pessoais e consta que demorou dois anos a ficar concluída.

Como sempre, Minimal Animal, ou melhor Nicholas Alexander, brinda-nos com um tema imersivo. "Saturated" é uma peça calorosa e comovente, que, para mim, encarna um estado de espírito em constante conflito. A produção exímia reflete isso mesmo, com todos os elementos cirúrgica e propositadamente colocados para nos despertar algum tipo de emoção.


Assim que a pus a tocar, senti desconforto, desassossego; os meus ouvidos ficaram incomodados com os efeitos, com as distorções, que irrompem pela melodia. Mas encontraram algum conforto na linha de piano com uma toada clássica, maravilhosa mas triste. As texturas mais electrónicas conferem profundidade e densidade à canção, mas a intensidade chega com a interpretação emotiva de Nick. Os efeitos na sua voz amplificam as emoções e sentimos o tormento em cada palavra. O refrão, por exemplo, é dilacerante, quase devastador. E dói cá dentro.

Mas, quando a canção termina, quero ouvi-la outra vez, esperando encontrar alguma luz. E acredito que as notas mais luminosas estão lá, sobretudo no final, que tem, para mim, um efeito libertador. Qual luz ao fundo do túnel.

"Saturated" é uma canção intensa, que vai crescendo e ganhando força a cada nova escuta. Tem uma carga emocional tremenda, e mexe com as nossas entranhas. E, por isso, e como já disse mais do que uma vez, é para escutar de coração aberto.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.