"I Thought This Winter Would Never End", o melancólico novo single dos swelt

Créditos: Chris Hicks

Para este fim de tarde, a minha escolha recai em "I Thought This Winter Would Never End", o mais recente single dos britânicos swelt, que sucede à estreia com "Red Mountain EP" e "My Only Reflection".

O quarteto, composto por membros do Talons, Repo Man e Iceman Furniss Quintet, foi formado em Bristol em 2020, e oferece-nos composições esparsas e melancólicas com influências de folk, Americana e pós-rock. Não se estranha, por isso, que seja uma composição viva ao mesmo tempo que enaltece arranjos instrumentais cadenciados e espaçados.
Ora ouçam:


O cuidado na cadência é, de facto, uma das características desta canção, trazendo não só dinâmica como harmonia ao ambiente. A paisagem sonora é rica em acordes, texturas e linhas melódicas, numa coordenação perfeita entre elementos tão díspares quanto complementares.

A melodia tem delicadeza e vulnerabilidade, mas também soa intensa e aguerrida, sobretudo quando entram em cena os arranjos atmosféricos, cortesia de vozes e de cordas, conferindo ao ambiente uma dimensão expansiva e colorida. Os violinos e uma e outra guitarra surgem distorcidos, criando uma sensação dissonante que traz tensão tanto quanto oferece luminosidade, ao passo que a voz revela-se plena e sentida, descontraída e emotiva, ao longo da composição. 

No minuto final, após uma quebra (in)esperada, instrumentos em sincronia enchem o ambiente de harmonia e de fluidez, de luz e de energia, como os raios de sol que irrompem pela cortina de uma janela. E sente-se finalmente a melancolia a dar lugar ao alento.

"I Thought This Winter Would Never End" é uma canção cheia de musicalidade, complexa e espontânea, que traz consigo conforto e aceitação. E é para ouvir sempre que precisarmos de um momento para parar e respirar fundo.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.