"Qu'il Pleuve", o novo single de Raoul Vignal, caloroso e despojado
O dia por aqui começa ao som de Raoul Vignal, cantautor francês (re)conhecido pela sua folk cativante, pelo domínio virtuoso da guitarra, pela atitude descontraída e por composições intemporais algures entre Serge Gainsbourg, Bob Dylan e Leonard Cohen.
Chegou-me aos ouvidos com "Qu'il Pleuve", a reinterpretação de "Make It Rain", da banda alemã de kraut-pop Aloa Input, que Raoul conheceu numa das suas viagens pela Europa. O original de 2021 ganha agora uma nova roupagem, mais perto da "folk amanteigada" à la Kings of Convenience.
Ora ouçam:
É uma composição despojada, crua, com foco na guitarra e voz, trazendo uma abordagem mais intimista face ao original, e é cantada em francês, o que, para mim, lhe confere um sentido de melodia um pouco mais acentuado.
O ambiente apela ao conforto e ao refúgio, com a linha de guitarra a iluminar a paisagem, por entre uma leve orquestração que oferecem uma vibração calorosa à composição. Num entrelace perfeito, as harmonias vocais soam emotivas e ternas, revelando um timbre muito envolvente e muito expressivo que nos prende a atenção da primeira à última palavra.
"Qu'il Pleuve" é uma canção melancólica, sim, mas que traz consigo aconchego e familiaridade, uma sensação de amparo que nos faz sentir bem. Parece-me, por isso, perfeita para ouvir sempre que nos fizer falta um abraço.
Sem comentários: