"Awake", o inspirador novo single dos Belle Mt.
Para este final de manhã de Domingo, a minha escolha recai em "Awake", o mais recente single dos britânicos Belle Mt., sobre quem já falei aqui. É uma canção inspirada na depressão sazonal e no impacto que tem em nós, escrita em colaboração com Luke Sital-Singh em plena pandemia.
A nostalgia, o desalento, o esgotamento, mas também as boas energias, são canalizados numa canção muito bem escrita, que envolve quem ouve desde o primeiro acorde.
Ora ouçam:
O início, cortesia de um piano carregado de sentimento, aquece o coração enquanto a voz suave de Matt Belmont nos fala ao ouvido e ao coração. Aos poucos, sentimos a canção crescer em energia e em intensidade, com arranjos fortes e aguerridos, uma linha de baixo encorpada e uma bateria cadenciada, guitarras e teclas reluzentes que vão mudando o ambiente e tornando-o cada vez mais luminoso e esperançoso.
Há em "Awake" tanto de comovente como de inspirador. Não lhe falta vida e paixão, honestidade e vulnerabilidade, mas também tem coragem e determinação. É uma canção relacionável e emotiva, onde a melancolia vai-se esbatendo, dando lugar à esperança e isso está bem presente não só na forma como a melodia está construída, mas sobretudo na interpretação que é absolutamente incrível.
Em cada palavra e em cada entoação, sente-se o que Matt sente, e, para mim, não há nada mais recompensador do que sentirmos a canção como um pouco nossa também.
Não é de estranhar por isso que, desde que saiu, "Awake" ande a rodar na playlist que me acompanha no percurso casa-trabalho-casa. Encontro nela uma sensação de otimismo e de liberdade que me deixa sempre animada. E é por isso que me parece perfeita para ouvir sempre que precisarmos de recordar que, por mais desafios que enfrentamos, há sempre uma luz ao fundo do túnel.
Sem comentários: