"Freak", o envolvente novo single de Michael Baker
O segundo destaque do dia vai para "Freak", o novo single do cantautor Michael Baker, que é também o tema-título do EP lançado no passado dia 2 de Junho, que podem ouvir aqui e que conta com uma versão em vinil, mais completa com oito canções que oferecem uma visão mais detalhada da mente de Baker.
Nas suas canções, abordam-se temas como o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), depressão, tristeza e auto-consciência, de uma forma intimista, nostálgica e despojada.
"Freak" é um exemplo disso mesmo.
Ora ouçam:
Evocando a sua experiência com TDAH, Michael transforma em canção a sua dança constante entre emoções. Nostalgia e distanciamento convivem lado a lado com momentos de claridade e de paz interior. E isso vai estando bem presente ao longo da composição.
Assim que começa a tocar, os ouvidos prendem-se na delicadeza da orquestração, na forma como a batida nos envolve suavemente enquanto a guitarra traz uma dimensão onírica ao ambiente. Teclas cirúrgicas dão corpo e, pontualmente, um groove maroto muda o ritmo, mas sem tirar o protagonismo às harmonias vocais.
É, de facto, a interpretação de Michael que sobressai, em perfeita comunhão com o ambiente. Nela encontramos suavidade e vulnerabilidade, melancolia e aceitação, num registo cativante de emoção pura. E há qualquer coisa de maravilhoso no minuto final da canção, que é imersivo tanto quanto é esperançoso.
"Freak" é uma canção envolvente, muito bem construída e texturada, viva e introspetiva, calorosa e sonhadora, que nos traz conforto ao mesmo tempo que nos dá alento. Parece-me, por isso, perfeita para ouvir sempre que precisarmos de respirar fundo.
Sem comentários: