"A Little Frank", o pulsante novo single dos The Talking Shop


A fechar este Domingo, eis "A Little Frank", o mais recente single dos The Talking Shop, quinteto de Manchester (sobre quem falei aqui quando eram conhecidos por Soup!) cujo som se apresenta descontraído, com guitarras marcadas, ritmos apetecíveis e harmonias vocais carismáticas.

A nova canção fala sobre uma perda traumática e como os seus efeitos emocionais duradouros podem-nos tornar menos solidários/empáticos com outras pessoas que merecem a nossa compaixão. Mas, longe de ser uma composição pesada e melancólica, "A Little Frank" apresenta-se sombria, sim, mas enérgica e cheia de atitude.
Ora ouçam:


O ambiente revela influências do post-punknew wave, com o instrumental a soar tão pulsante quanto noturno. A linha de guitarra chega-nos cheia de garra, rompendo a secção rítmica robusta, impulsionadora mas ao mesmo tempo com ginga, enquanto os sintetizadores vão dando brilho à composição. Por seu lado, as harmonias vocais soam encorpadas mas descontraídas, prendendo a atenção com o seu registo grave e melódico que nos guia canção fora. 

O refrão traz ainda mais força e pujança ao ambiente, mas assumo que tenho um carinho especial pela parte final da canção: o momento instrumental ao minuto 1'50'' soa luminoso e a voz parece ganhar (ainda) mais vigor, trazendo uma dimensão bastante libertadora à composição.

"A Little Frank" é uma canção muito apelativa, com um ritmo contagiante e harmonias fervorosas que nos impelem a (re)agir. E é para ouvir sempre que precisarmos de musicar o desassossego ou de despertar o espírito, de preferência com o volume bem alto.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.