O regresso das guitarras e do Rock n' Roll dos Damen, em "Brightside"
O fim de tarde de hoje chega em tons Rock n' Roll, ao som do projecto sueco Damen que está de regresso aqui ao blog. Com single novo, este "Brightside", e cheios da energia que já me tinha conquistado anteriormente, o quarteto de Gotemburgo, e o seu Rock n' Roll descomplexado e com mensagens bem reais, é a forma perfeita para acabar a tarde. Carreguem no play, e vejam se eu tenho, ou não, razão.
Falei neles aqui quando trouxe "Americana", uma canção inspirada e cheia de magia, sonhadora e incisiva, com um crescendo assoberbante que deu o mote para Sagrada Familia, o último álbum do projecto, uma canção inspirada.
O mesmo acontece aqui em "Brightside", que é, talvez, mais interventiva, ou mais forte, não sei bem. Sei que tem mais atitude e mais garra, com uma secção rítmica crua e incisiva, que marca toda a sonoridade da canção, sem perder a cadência e, acima de tudo, a desassossegar a alma de quem a ouve, como o bom Rock n' Roll deve fazer.
Também as guitarras, mais ou menos harmoniosas, deixam-nos sempre em tensão e só deixam espaço para a voz de Danial Bin, que vai cantando a letra cínica e tão real que nos prepara para o clímax do refrão, onde tudo explode e fica um som ameno. Tudo menos a nossa alma.
Mais uma vez, os Damen vêm para agitar as águas, e fazem-no tão bem! "Brightside" é a canção perfeita para acabar o dia, exorcizando todas as más energias e ganhando fôlego mais mais.
Palavra de Chavininha.
Sem comentários: