"Slow Game", a colaboração entre Ross K e Urchin que faz a ponte perfeita entre som e imagem (ligando o Canadá e Inglaterra a Portugal)

 


O fim-de-semana acaba ao som de "Slow Game", a canção que marca a colaboração entre o canadiano Ross K e o britânico Urchin, que nos trazem uma canção intensa e cheia de sintetizadores, marcada pela portentosa e sonhadora voz, que nos serve de amparo ao longo da canção. "Slow Game" torna-se ainda mais mágica, se pensarmos que é mais do que um projecto a duas mãos, tendo se transformado num projecto a 3, vindo acompanhada por arte digital, um bonito e marcante NFT, e que foi feito por João Marques, trazendo não só uma nova dimensão à canção, mas também uma dimensão social e de solidariedade. Carreguem no play, e, já agora, leiam até ao fim se quiserem perceber isto melhor.


Já trouxe Urchin aqui ao blog quando falei em "Night Light", a sua colaboração com Archie Lyon Maris, que me conquistou pela mistura e fusão de estilos que, ainda hoje, toca na minha playlist. Na verdade, ao nível da multidimensionalidade sonora, "Slow Game" não anda longe de "Night Light" e a leveza e emoção das duas canções são também relacionáveis.

No entanto, "Slow Game" é uma canção mais intimista e mais vulnerável pela forma como se apresenta, mais cinematográfica e grandiosa e, sobretudo, mais emocional, tendo também energia e ritmo, mas não sendo absorvida por eles.

Como eu disse ali em cima, "Slow Game" é uma canção que não é "só" uma canção, vem com uma experiencia audiovisual, em forma de NFT, que nos mostra a imagem de um homem a ser banhado por uma luz cor-de-laranja sob um fundo azul, refletindo e fazendo referência ao isolamento e aos tempos de quarentena que temos vivido (e que está em leilão aqui). 

Orgulhosamente portuguesa, gostei muito de saber que a imagem e instalação audiovisual são da autoria de João Marques, um brilhante director de cinema e fotógrafo, que foi o responsável por ajudar a construir a tal ponte entre o Canadá-Inglaterra-Portugal de uma forma tão bonita e tão bem feita.

Emocional e intimista em todos os seus ângulos e abordagens, "Slow Game" é uma canção poderosa, que, ainda por cima, tem o seu lado solidário, já que, não só o NFT de João Marques está em leilão a reverter a favor da fundação de Ross K, mas também o lucro obtido com a canção reverterá para a mesma fundação, provando mais uma vez que a música, se quiser, é (sempre!) muito mais do que notas de música e silêncios.

Para ouvir alto e voar.
Palavra de Chavininha.

Sem comentários:

Imagens de temas por merrymoonmary. Com tecnologia do Blogger.